Distrito Federal

Eleições 2022

Keka Bagno será a primeira mulher negra pré-candidata ao governo do DF

Assistente social e ativista de diferentes causas, ela será oficializada pelo PSOL na disputa do Palácio do Buriti

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Keka Bagno será confirmada pelo PSOL como primeira mulher negra a disputar o cargo de governadora do Distrito Federal - Matheus Carvalho/Reprodução/Instagram

A assistente social e conselheira tutelar Keka Bagno será oficializada neste sábado (5), às 9 horas, como pré-candidata ao Governo do Distrito Federal (GDF) pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

O evento que marcará o anúncio ocorrerá na Universidade de Brasília (UnB). A decisão foi tomada depois que o outro pré-candidato pelo partido, Raphael Sebba, abdicou da pré-candidatura ao GDF para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, após convite de Guliherme Boulos, liderança nacional psolista.

Após confirmada sua pré-candidatura única, Keka Bagno já fará história como a primeira mulher negra a entrar para a disputa do Palácio do Buriti. Em 2018, ela já havia concorrido ao GDF, mas na vaga de vice na chapa com a professora Fátima Sousa. A oficialização com a candidata oficial só deve ocorrer nas convenções partidárias previstas para julho.  

Em postagem nas redes sociais, Bagno definiu seu perfil profissional e trajetória política.   

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Keka Bagno (@kekabagno)

"Estou no meu segundo mandato de Conselheira Tutelar – a mais votada em 2019, sou assistente social e mestre em políticas públicas pela UnB. Ativista pelos direitos da infância, adolescência, mulheres, negritude e em defesa do campo e das cidades. Sou sacerdotisa na Umbanda, meu sagrado. Sou vegetariana e tenho 33 anos, quase 34! Moro no campo, casada com Mariana Ferreira e mãe de seis pets!", afirmou. 

Sobre o que espera da candidatura, ela reforçou as pautas que deverá apresentar à população do DF. 

"Estou pronta para construir e executar políticas públicas integradas de promoção de direitos sociais e direitos humanos no Executivo. Acredito na urgência de mais de nós nos parlamentos! É a nossa vez com a nossa voz. Serei a primeira mulher negra a governar o Distrito Federal e convido você a construir um Programa Movimento", acrescentou. 

Pré-candidaturas de esquerda

Além de Keka Bagno, outra mulher que pode encabeçar uma chapa ao GDF é a professora Rosilene Corrêa, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A docente, no entanto, ainda disputará a indicação do partido em uma concorrência interna com o ex-deputado federal Geraldo Magela.

:: Rosilene Corrêa lança pré-candidatura ao GDF pelo PT :: 

Outra pré-candidatura do campo progressista ao governo do DF já confirmada é a do deputado distrital Leandro Grass (PV). Em outubro do ano passado, foi a vez o ex-secretário de educação do DF, Rafael Parente, do PSB, também apresentou seu nome na disputa ao GDF pelo partido.

A tendência, no DF, é que pelo menos parte desses partidos se unam em aliança na disputa pelo governo. PT, PSB e PCdoB, por exemplo, que negociam a constituição de uma federação partidária, necessariamente concorrerão na mesma chapa se a união se confirmar. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino