Distrito Federal

Eleições 2022

Rosilene Corrêa lança pré-candidatura ao GDF pelo PT

Diretora do Sinpro, professora disputará indicação interna do partido para liderar chapa petista ao governo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
No DF, Rosilene Corrêa e o ex-deputado Geraldo Magela disputarão indicação do PT para candidatura ao governo - Reprodução/Facebook.

A professora da rede pública de ensino e atual diretora do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Rosilene Corrêa, lançou na noite desta segunda-feira (13) sua pré-candidatura ao governo do DF pelo Partido dos Trabalhadores (PT). 

O evento interno reuniu dezenas de militantes do partido e de movimentos sociais, além de parlamentares e dirigentes sindicais e de outros partidos de esquerda.

Rosilene disputará a indicação interna do partido com o ex-deputado federal e distrital Geraldo Magela, que foi candidato do PT ao Palácio do Buriti por duas eleições. A definição só deverá sair em meados do ano que vem, no período de convenções partidárias. As eleições de 2022 ocorrerão no segundo semestre.

"É legítimo, necessário, que o PT discuta qual é o melhor caminho. E, neste momento, no PT, além da candidatura da companheira Érika [Kokay], para o Senado, nós temos também o nome do companheiro Magela e o nome da companheira Rosilene, dois extraordinários militantes do PT", afirmou o presidente do PT-DF, Jaci Afonso.

Ao citar suas prioridades como pré-candidata e porque decidiu disputar uma indicação ao GDF em vez de uma candidatura a deputada, Rosilene falou que é o Distrito Federal tem urgência em combater problemas como o da fome que assola a região e o país.  

"Eu quero sim estar no Buriti pra gente poder mudar essa realidade. O Executivo faz isso mais rápido e a fome não pode esperar", disse durante o discurso de lançamento da pré-candidatura. "Tem algumas coisas que são urgentes. Aqui no DF, também tem nosso povo indígena. Aqui na capital do país, tem extermínio da juventude negra, tem incentivo à violência contra a mulher e LGBTQIA+", acrescentou. 


Rosilene Corrêa discursa durante lançamento de sua pré-candidatura ao GDF pelo PT, em evento no bar Outro Calaf, zona central de Brasília / Reprodução/Facebook.

Rosilene Corrêa é professora aposentada da rede pública de ensino do DF. Pedagoga de formação, ela também é dirigente do Sinpro-DF e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e colunista do Brasil de Fato DF. Em seu discurso, ela também ressaltou sua relação com a educação na capital do país.

"Meu berço é a educação! Tenho muito orgulho de representar os educadores do DF e ter vivenciado a maneira que a educação transforma vidas". 

Candidaturas de esquerda

Rosilene é a terceira pré-candidatura ao governo do DF lançada pela oposição de esquerda na capital do país. Em setembro, o deputado distrital Leandro Grass (Rede) já havia lançado seu nome. Em outubro, foi a vez do ex-secretário de educação do DF, Rafael Parente, do PSB, apresentar seu nome na disputa ao GDF pelo partido. Outras legendas como PSOL e PCdoB ainda não apresentaram nomes. A tendência, no DF, é que pelo menos parte desses partidos se una em aliança na disputa pelo governo.     

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva