Distrito Federal

Agenda Cultural

Artes cênicas são destaque deste final de semana, confira

Últimos dias para assistir a peça “Close”, no Teatro Newton Rossi em Ceilândia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Peça tem entrada franca e fica em cartaz até este sábado, 13 - Thiago Sabino

Encerram no sábado, 13, as apresentações do espetáculo "Close", do Grupo de Teatro Cafona, no Teatro Newton Rossi. A peça traz a visão de duas personagens contrapostas em estilos e apelo popular. De um lado, o passado sépia na rugosa figura de Madame Ambrosine, uma vedete do Teatro de Revista. Do outro, João Maria Vianney, um jovem que se lança nas aventuras atuais de ser uma drag queen.

As personagens se amparam em suas fragilidades diante da iminência do último show. Morte, vida, preconceito, luta, resistência e um novo caminho que se revela a cada toque de sinal. O que será necessário para arrancar os mais calorosos aplausos de uma fria plateia no derradeiro e mais importante show das duas figuras?

A peça, com dramaturgia de Hugo Amorim, tem no elenco os artistas Bruno Coeoli, Claudio Henri e Maria Eugênia Felix. A direção é assinada por Jhony Gomantos, que é um dos fundadores do Teatro Cafona.

Espetáculo Close

Até 13 de novembro

Sexta e sábado, às 16h e 20h

Entrada franca

QNN 27 Área Especial Lote B, Ceilândia Norte - Teatro Newton Rossi

Multilinguagem


Registro da equipe do espetáculo Presépio de Hilaridades Humanas encontrando Ariano Suassuna / Divulgação

Domingo, dia 14, “Visagem” será lançado na internet, o novo trabalho do projeto Performer Lab que une teatro, performance, fotografia e audiovisual.

Na nova etapa do Projeto Performer Lab, a proposta trabalha com as memórias e os rastros que certas coisas deixam como marca de sua presença. Através de vídeos curtos, o público poderá conhecer o processo de preparação de um ator para a cena e versões cênicas feitas para o palco de um teatro e, também, para ambiente externo.

Três vídeos serão disponibilizados ao púbico: Rastros, memórias e processo criativo, A Moça Caetana - A Morte Sertaneja e A Morte - O Sol do Terrível. Além disso, o público poderá conferir fotoperformances que complementam o projeto no instagram @performerlab. É nas redes sociais que são revelados os bastidores do processo de construção cênica, além de provocações artísticas por meio de imagens e vídeos.

A provocação presente no trabalho foi no sentido de revisitar a memória corporal e as lembranças do espetáculo “Presépio de Hilaridades Humanas”, que nasceu em 2001 na UnB. O texto é uma adaptação do último ato da peça “A Pena e a Lei” e mais 5 sonetos, todos do Ariano Suassuna. A montagem foi concebida pelas diretoras Bárbara Tavares e Caísa Tibúrcio.

Visagem

Dia 14 de novembro

Domingo, a partir das 20h

Evento online e gratuito

Youtube Performer Lab

Para crianças e jovens


Espetáculo online e gratuito / Renato Mangolin

Em cartaz até o dia 28 de novembro o espetáculo infanto-juvenil “Contos Partidos de Amor” transmitido gratuitamente pelo Youtube do Banco do Brasil.

Pensando em levar alegria e poesia, a Palavra Z Produções Culturais irá proporcionar um delicioso encontro com a arte. Durante o mês de novembro, adultos e crianças poderão, de suas casas, assistir ao premiado musical, em um formato de cinema. Uma peça que provoca o pensamento, atiça a criatividade e estimula o diálogo entre pessoas de todas as idades.

O espetáculo apresenta a história de quatro pessoinhas apaixonadas e ciumentas, que discutem sobre relações possessivas e amorosas. A encenação se dá através de diálogos bem-humorados, uma sofisticada linguagem de movimento e uma direção musical que alinhava toda a encenação, as músicas em alguns números são tocadas pelo próprio grupo de intérpretes.

A temporada tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e parceria do Centro Cultural Banco do Brasil.

Contos Partidos de Amor

Até 28 de novembro

Sábados e domingo, sempre às 16h

Evento online e gratuito

Youtube do Banco do Brasil

Festival de teatro


Cabaré Pescoço que integrará o 3º FestFim / Divulgação

Termina neste domingo, dia 14, a terceira edição do FestFim realizada pela Cia Apocalíptica e transmitida pela internet.

Com participação de grupos e artistas de todo o Brasil e outros países formando a programação do Festival de mais de 300 atrações, o FestFim está no ar desde o último dia 07 de novembro oferecendo espetáculos, shows musicais, conversas e oficinas de graça.

E representando Brasília está o espetáculo “O Violinista Mosca Morta” da Cia Burlesca e o Palhaço Seu Cocó integrando o espetáculo Cabaré Pescoço, que será apresentado sábado às 17h pelo Youtube da Cia Apocalíptica.

O FestFim III é realizado por meio do ProAc Lab60 Prêmio por Histórico de Realização de Mostras, Festivais, Mercados, Feiras e Festas Literárias, Premiações e Outros Eventos Culturais.

3º FestFim

Até 14 de novembro

Programação completa

Evento online e gratuito

Youtube da Cia Apocalíptica

Segue em cartaz

Mostras do Espaço Semente

De 03 a 16 de novembro

Programação completa

Entrada franca

Setor Central, Gama - Espaço Semente

Espetáculo Meladrama de Xicaxaxim

Até 27 de novembro

Sexta à segunda, às 20h

Evento online e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Exposição Sinta-se

Até janeiro de 2022

De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h

Evento gratuito

SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking

11ª Jornada Literária do DF

De outubro de 2021 a março de 2022

Programação completa

Evento on-line e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Feira no Setor

Todo domingo

Das 9h às 17h

Entrada franca

SCS - Galeria dos Estados

Joaquim Paiva: Cor e Vida

Até data indeterminada

Todos os dias, das 9h às 17h

Entrada franca

Setor JK, Lote D, Núcleo Bandeirante - Museu Vivo da Memória Candanga

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino