Ceará

Agenda Cultural

Visibilidade Trans: saiba as cidades do Ceará que realizarão atividades em alusão a data

Mais um final de semana chegou e agora estamos ainda mais próximos da maior festa de rua, o Carnaval.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Este ano, os estados têm se organizado para construir a primeira marcha trans do país. Aqui no Ceará, alguns municípios tem se organizado para construção da atividade. - Foto: Coletivo Transmasculines

No dia 29 de janeiro é celebrado aqui no Brasil, o Dia da Visibilidade Transexual e Travesti. Ao longo do mês de janeiro, movimentos LGBTQIA+, sociais e organizações politicas trazem reflexões sobre a importância da visibilidade de pessoas transgênero no Brasil, aceitação da transexualidade; representatividade e luta por acesso à saúde, à educação, à geração de emprego digno e renda e ao enfrentamento ao preconceito e à discriminação.

Este ano, os estados têm se organizado para construir a primeira marcha trans do país. Aqui no Ceará, alguns municípios tem se organizado para construção da atividade. Além das marchas, outros municípios deverão construir atividades diversas para celebrar o dia da visibilidade e debater os direitos dessa população.

Confira aqui no Brasil de Fato Ceará os municípios que devem realizar atividades.

Crato

Para marcar as duas décadas da campanha "Travesti e Respeito" no Congresso Nacional, o Coletivo Trans Masculines e amigas, amigos e amigues da causa LGBTQIAPN+ organizaram a primeira Marcha de Pessoas Trans do sul do Ceará. A Marcha terá concentração na praça São Vicente, a partir das 16h, no centro do Crato, onde serão realizadas ações como a colagem de lambes, leitura do manifesto em que apresenta as reivindicações atuais das necessidades das pessoas trans e travestis do Cariri e apresentação de músicas que retratam as vivências das pessoas protagonistas deste movimento. 

O objetivo é mostrar a existência e necessidades para toda a sociedade, principalmente para o poder público. É uma iniciativa que conta com o planejamento e a organização do Coletivo Trans Masculines do Cariri, em parceira com a Casa da Diversidade Cristiane Lima, com apoios de Associações, Organizações Sociais, Movimentos Sociais e Pessoas da Sociedade Civil que são aliadas da causa LGBTQIAPN+ do Cariri.

Programação Artística

Artistas trans e travestis serão protagonistas, com performances e apresentações de sua arte e talentos. Farão parte da programação: 
- Indja Janine - Cantora e Performer
- Naomi Houston - Performer e Bailarina
- Nanny Seven - Cantora e Performer
- LS MC - Poeta e Compositor
- Ayla Gaby - Artista Circense e Educadora
- Wiarlley Spears - Cantora e Compositora
- Thallyta Mesquita - Dançarina e Performer 
- Charlie Renatti - Dj e Poeta

Fortaleza

Palácio da Abolição 

Nesta sexta-feira, às 13h30min, o Auditório do Palácio da Abolição será o palco para a Celebração da Visibilidade Trans. O ato, promovido pela Secretaria da Diversidade, destaca marcos significativos na promoção da diversidade e inclusão no Estado do Ceará, apresentando ações durante o evento. Ao longo da programação, serão realizadas:

Atualização do Canal de Denúncias 155 contra a LGBTfobia;
Cooperação SEDIV e CGE, com assinatura do termo de cooperação para fortalecer a fiscalização e transparência, para promover a diversidade e combater a discriminação.

Porto Iracema das Artes

Em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Escola Porto Iracema das Artes  – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, promove o encontro “Transpor do Sol”, com a artista e educadora, Uýra Sodoma. O momento, realizado por meio do Lab de Artes Visuais da Porto, ocorre de forma gratuita e aberta ao público, às 16h, na praia do Poço da Draga.

O encontro promove um momento de descontração e celebração do dia da Visibilidade Trans. Com brincadeiras, conversas e troca de experiências, a atividade busca o fortalecimento dos laços e a afetuosidade entre os presentes. Durante a ação, um piquenique será realizado com o público, aproveitando a vista do pôr-do-sol, e incentivando reflexões intimistas sobre a vivência trans.

Juazeiro do Norte

A Casa da Diversidade Cristiane Lima e a Associação Beneficente Madre Maria Vilac, encerram neste final de semana, a Semana da Diversidade Trans. Com vasta programação que teve início no dia 23 de setembro, a programação da semana contou a presença de blitz educativa sobre nome social, oficinas e sarau.

O evento possibilitou ainda espaços de formação que garantiram o debate sobre proteção social à população transexual e travesti.

Programação:

Sexta-feira (26/01)

16h: Sarau Transpoético com Cayle Angeline e Adam Vini
16h: I Marcha Trans Cariri - pelo direito de viver

Domingo (28/01)

17h: Bora hablar - Corpas Discidentes na cena artística do Cariri
17h; Feira da Diversidade

Segunda-feira (29/01)

14h: Construindo TRANSformação - Adolescentes Trans existem, encontro formativo com os Conselheiros Tutelares

17h; Roda de Diálogo - Visibilidade Trans: 2 anos da Lei Municipal Cristiane Lima

Terça-feira (30)
8h: Oficina pedagógica Diversidade e Gênero

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia