Distrito Federal

Visibilidade

19ª edição da Ação Lésbica Feminista do Distrito Federal e Entorno acontece neste fim de semana

Programação reverencia histórias e memórias dos 40 anos do movimento lésbico no país

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Atividades acontecem até 29 de agosto em homenagem ao Dia da Visibilidade Lésbica - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Em comemoração ao Mês da Visibilidade Lésbica, coletivos, associações e ativistas autônomas lésbicas e sapatão do Distrito Federal e Entorno realizam desde o dia 10 de agosto a 19ª edição da Ação Lésbica Feminista do DF. As atividades serão realizadas até o dia 29 de agosto, Dia da Visibilidade Lésbica.

A programação continua neste sábado, 19, no Cine Brasília a partir das 16h44 com uma oficina de Zine e Varal Sapatão. Às 20h30 acontece a exibição do documentário Levante do Ferro’s Bar, dirigido por Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros. A programação é gratuita e após o filme haverá uma roda de conversa com a presença de uma das diretoras do documentário.

Lançado em 2022, o documentário traz relatos de mulheres que frequentavam o local e aborda esse evento fundamental para a transformação das lésbicas de meras figuras noturnas à vanguarda de um movimento político, desafiando a censura e reivindicando sua voz por meio de periódicos como o “ChanacomChana”. O filme é um lembrete da resiliência e da força das mulheres lésbicas que se recusaram a ser silenciadas e assumiram um papel ativo na construção de uma sociedade mais igualitária.

No domingo (20), às 9 horas acontece um Pedal na quadra 208 Sul, região do Plano Piloto, e às 11 horas no mesmo local, o Sarau da Visibilidade.

De acordo com a organização da Ação, as atividades desenvolvidas ao longo do mês têm como objetivo dar visibilidade à trajetória do movimento brasileiro de lésbicas e sapatão e reforçar a importância da memória para a mobilização na luta pela ampliação e efetivação de direitos da comunidade, além de combater a lesbofobia e o machismo que se manifestam de forma violenta na sociedade brasileira.

Para Melissa Navarro, representante da Coturno de Vênus – Associação Lésbica Feminista de Brasília as ações são fundamentais para agregar mais lésbicas e sapatão. “Principalmente as que estão espalhadas por Brasília e pelo Brasil, e que ainda se sentem sozinhas nessa sociedade lesbofóbica, para que elas consigam ter mais informações sobre os seus direitos e saibam se proteger com segurança”, destaca.

Programação

A programação continua no dia 26 de agosto, com uma roda de conversa às 14 horas, sobre “Maternidade Sapatão” e às 16 horas, uma sobre saúde mental e física de lésbicas e sapatão. As atividades acontecem na Praça Zumbi dos Palmares, no Setor de Diversões Norte. 

No dia 27 de agosto acontece uma Caminhada Lésbica, a partir das 11 horas, no Eixão do Lazer, nas quadras 108/208 Sul. No dia 29 de agosto, às 10 horas, será realizada uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, na Câmara Federal.

Ação Lésbica

As atividades iniciaram no dia 10 de agosto, com uma série de ações realizadas na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia, entre estas exames gratuitos de papanicolau, orientações sobre autoexame da mama, vacinação contra COVID-19 e roda de conversa sobre o Enfrentamento à Violência contra a Mulher e à Lesbofobia.

A 19° Ação Lésbica do DFE é organizada pela Coturno de Vênus, Bike Sapatão, Mirada Coletiva, Coletivo Juntos LGBT, VelcroChoque, Mães pela Diversidade, Evangelicxs pela Diversidade, Sapatonica, Liga Brasileira de Lésbicas, UNALGBT e lésbicas e sapatonas autônomas, em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania;  Secretaria de Estado da Mulher e apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Núcleo de Diversidade sexual e de Gênero do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília.

Lesbocenso

Em 2018, diante do cenário de desinformação, subnotificações de crimes e de falta de políticas públicas as mulheres lésbicas, a Coturno de Vênus lançou o Lesbocenso - Mapeamento de Lésbicas do Distrito Federal para identificar e mapear as lésbicas no DF, a fim de recolher informações e subsidiar a formulação de políticas públicas, além de promover a visibilidade lésbica na região.

Em 2022, essa iniciativa foi nacionalizada e junto a Liga Brasileira de Lésbicas, com o primeiro Lesbocenso Nacional, levantamento que reuniu informações sobre auto-identificação, relacionamentos afetivos, religião, escolaridade, trabalho, violências enfrentadas, redes de apoio, experiências de maternidade, acesso à saúde, práticas sexuais, entre outras pautas importantes para a comunidade lésbica e sapatão.

Confira a programação completa:

19 de agosto

Local: Cine Brasília

16h44 - Oficina de Zine

18h - Varal Sapatão

20h30 – Exibição do documentário “Ferro´s Bar”

20 de agosto

Local: Gramado da 208 Sul

9h - Pedal

11h – Sarau da Visibilidade

26 de agosto

Local: Praça Zumbi dos Palmares

14h – Roda de conversa “Maternidade Sapatão"

16h – Roda de conversa "Saúde mental e física de lésbicas e sapatão"

27 de agosto

Local: Eixão do Lazer, 108/208 Sul

11h – Concentração para Caminhada Lésbica 

29 de agosto

Local: Câmara dos Deputados

10h – Sessão Solene na Câmara Federal em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Local: Auditório do Bloco A da Esplanada dos Ministérios

14h – Governo Federal em Ação pela Visibilidade Lésbica

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino