Distrito Federal

Visibilidade

Com ensaios fotográficos de artistas do DF, Calendrag 2023 será lançado na próxima segunda

Edição de 2023 é inspirada em obra do poeta amazonense Thiago de Mello

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Drag Sabah, pelas lentes de Pedro Lacerda - Pedro Lacerda

O coletivo cultural Distrito Drag lança na próxima segunda-feira (14), no Museu Nacional da República, em Brasília (DF), a nova edição do Calendrag. A edição de 2023 é inspirada no poema “Os estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)” de Thiago de Mello. O lançamento será às 20 horas.  As artistas Angel Bower, Avellaskis, Mozilla Firefox e Pérola Negra fazem performances musicais e a apresentação do evento é feita pelas drag queens Pikineia e Nágila Goldstar.

O calendário traz em suas páginas ensaios fotográficos de artistas que fizeram história na cultura drag queen brasileira, como Alexia Twister, Salete Campari e Thália Bombinha. O coletivo também convidou as drag queens de Brasília Bopety, Carmela, Dávilla Mcgaffney, Gabrielly Ganash, Hellen Quinn, Kalea Bastet, Patty Peronti e Victor Baliane.

O calendário cumpre a função de preservar a história e a memória da comunidade LGBTQIA+. Desde a primeira edição, lançada em 2018, já participaram do Calendrg 95 artistas transformistas e 25 profissionais da fotografia, além de profissionais das demais áreas envolvidas em sua concepção e produção.

O Calendrag 2023 vai estar a venda a partir do dia 14 pelo site da Editora Expressão Popular o valor é de R$ 50 e os valores arrecadados com as vendas serão destinados ao financiamento das ações sociais e artísticas do coletivo, e da sede que abriga atividades de capacitação com acesso gratuito para a comunidade LGBTQIA+.

Obra

Escrito em 1964, o poema que inspira o Calendrag 2023 tem como princípios a defesa da liberdade, amor e esperança, que representam “uma resposta histórica carregada de uma beleza poética contra os tempos sombrios”, explica Ruth Venceremos, uma das diretoras do Distrito Drag. “Quando a gente buscou essa referência, pensamos no momento atual de nossa sociedade, que é de travessia, em que estamos passando de um contexto muito difícil para uma situação de esperança e civilização”, finaliza a artista.

Serviço

Lançamento do Calendrag 2023

Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2)

14 de novembro, às 20h

Entrada gratuita

Calendários à venda (R$ 50) pelo site

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino