Distrito Federal

vandalismo

Parlamentares cobram respostas por atos de violência em Brasília

Atos violentos foram realizados na noite de segunda (12) e ninguém foi preso

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Golpistas incendiaram vários veículos nesta segunda-feira (12), em noite de terror no centro de Brasília - EVARISTO SA / AFP

Um dos temas discutidos em sessão extraordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (13) foi o vandalismo que ocorreu na noite de segunda-feira, dia 12. Parlamentares cobraram a identificação e prisão do grupo que incendiou veículos e depredou sedes da polícia na região do Plano Piloto, região central de Brasília.

Para a deputada Arlete Sampaio (PT), é “inadmissível” não ter havido prisões e reforçou que “Brasília não é faroeste e nós queremos que o governador reeleito Ibaneis Rocha não permita que os milicianos que tomaram conta do Rio de Janeiro tomem conta do Distrito Federal”. Ainda segundo a parlamentar, “se fossem manifestantes do PT, do MST, professores e estudantes, estariam todos presos”.

:: Mesmo após violência e depredações em Brasília, ninguém foi preso  ::

Já o deputado distrital Fábio Félix (PSOL) considerou o episódio como uma “tragédia anunciada” pela concepção do grupo de acampamento criminoso em frente ao Quartel General do Exército. “Faz 16 anos que acompanho, ações, atos, protestos e manifestações na Esplanada, nos últimos quatro anos eu acompanhei pela Comissão de Direitos Humanos, eu nunca vi uma ação tão violenta e tão arbitrária no DF,  e pior uma ação com essa dimensão que  não tenha sido executada nenhuma prisão”.

De acordo com o parlamentar é necessário investigar se houve prevaricação, passividade ou omissão da Polícia Militar. “Cadê o DF Legal, que fala grosso com os mais pobres na periferia, mas não tem coragem de enfrentar essa elite de caminhoneiros que não aceitam o resultado das urnas?”, questionou.

“O que aconteceu na noite passada foi terrorismo e eu trago a definição de terrorismo aqui: Intuito de intimidar uma sociedade, colocar o terror na população, usando da violência física e psicológicas. Os ataques terroristas tem como objetivo amedrontar o governo ou o povo”, destacou o deputado Chico Vigilante (PT). “O que mais me deixou chocado foi a polícia facear que não fez nada pois senão ficaria pior. Pior como me pergunto, se trabalhadores, estudantes e pais de famílias estavam dentro do ônibus com medo durante horas”, indagou.

:: Vandalismo de bolsonaristas em Brasília prejudica trânsito e transporte público ::

Líder do Governo na CLDF, o deputado Hermeto (MDB) também criticou a ação dos manifestantes. “Este assunto é desgastante e triste. Sou contra esse movimento antidemocrático, cada um que espere mais quatro anos, faça oposição. Agora depredar patrimônio público, queimar carros isso não existe. Alguns policiais estão feridos e vamos identificar, junto ao serviço de inteligência, os baderneiros que colocaram a vida das pessoas em risco”, afirmou.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino