Distrito Federal

alívio

STF suspende reajuste na tarifa de transporte público do Entorno do DF

Governo Ibaneis havia determinado aumento de mais de 25% no preço da passagem

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Liminar contra reajuste na tarifa do transporte público do Entorno do DF foi concedida pelo ministro André Mendonça, do STF - Cristiane Sampaio/Brasil de Fato

Durou pouco mais de 24 horas o reajuste nos valores da tarifas do transporte interestadual semiurbano da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), que subiram mais de 25%. Na tarde desta segunda-feira (5), o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o aumento, em liminar concedida pelo ministro André Mendonça, a partir de pedido do governo do estado de Goiás. 

"O Governo de Goiás conseguiu suspender o aumento da tarifa do transporte público no Entorno do DF. A decisão acabou de ser proferida pelo ministro André Mendonça, do STF. Mas essa discussão continua e seguiremos defendendo de forma intransigente a população da região", comemorou o governador goiano Ronaldo Caiado (União Brasil).

O reajuste, que foi determinado pelo Governo do DF, abrangia cerca de 400 linhas que cobrem as cidades goianas que ficam na região metropolitana da capital federal. Diariamente, mais de 175 mil passageiros usam essas linhas.

:: Aumento de 26% na passagem de ônibus revolta moradores do Entorno do DF ::

O aumento revoltou moradores da região. Pela manhã, foram registrados bloqueios de estrada na rodovia que liga a cidade Planaltina de Goiás ao DF. A cidade passará a ter a passagem mais cara do Entorno, quase R$ 10 por viagem.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino