Distrito Federal

Arte Urbana

Última semana para visitar a exposição “Vigie, corpo-transporte!”

A mostra está disponível até sábado (30) e tem entrada gratuita na Galeria Risofloras, em Ceilândia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Mostra sugere aos visitantes problematizar os sistemas de vigilância do governo e empresariais - Foto: Matheus Barros

Esta é a última semana para visitação à exposição “Vigie, corpo-transporte!” do artista Gu da Cei, com curadoria do artista, pesquisador e arte educador Elilson Nascimento (PE). O público pode conferir a exposição até sábado (30), na Galeria Risofloras, em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. 

Segundo o autor Gu da Cei, a mostra surgiu a partir da ideia de agrupar um conjunto de trabalhos e mostrá-los na Galeria Risofloras, por ser a única em Ceilândia.

"Estou no corre das artes visuais faz um tempo e participei de várias exposições coletivas, mas essa é a minha primeira individual. Está sendo bem legal apresentar meu trabalho para o público. A partir dessa experiência expositiva, pude ver que já produzi bastante coisa, tanto é que nem deu para colocar todas as minhas obras dos últimos anos. Me deu um gás pra seguir e ver que ainda há muito o que fazer."

A obra incita o público a "contravigiar". Este termo sugere aos visitantes problematizar os sistemas de vigilância do governo e das empresas privadas para a inversão das lógicas estruturais.

"A minha exposição brinca com o reflexo. Olha para o espectador. Nós vigiamos uns aos outros para manter a ordem estabelecida e internalizada. Não querem que saibamos quem está nos controlando, quem tem poder sobre nossos dados, que podem interferir diretamente no nosso cotidiano. Porque querem nos domesticar para somente obedecer e seguir ações impostas", aponta Gu da Cei.

Galeria Risofloras 

O artista pontua ainda que escolheu a Galeria Risofloras para expor o seu primeiro trabalho individual por ter nascido e crescido próximo a Praça do Cidadão. "Tenho muito carinho por essa galeria e praça. Tenho orgulho de ter passado pelo Jovem de Expressão e ser um dos curadores da galeria de arte".

Localizada na Ceilândia, na Praça do Cidadão, a Galeria Risofloras foi reinaugurada em agosto de 2021, após mais de um ano fechada em razão da pandemia. O espaço é um antigo posto policial que foi reestruturado pelo programa Jovem de Expressão. O projeto tem como objetivo impulsionar jovens talentos que trabalham em busca de oportunidades e reivindicam territórios próprios de valorização da arte.

Exposição “Vigie, corpo-transporte!”

Até sábado, 30 de abril

14h às 18h

Galeria Risofloras, Praça do Cidadão, Ceilândia

Entrada gratuita

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::  

Edição: Flávia Quirino