Distrito Federal

Participação Social

Novo aplicativo permite acompanhar projetos de lei da Câmara Legislativa do DF

Ferramenta tem o objetivo de impulsionar a participação popular na formulação de leis para a capital do país

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Cidadãos poderão acompanhar os projetos de lei em tramitação, entrar em contato com os autores, além de curtir e descurtir o que está em debate na CLDF - Silvio Abdon/CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) vai lançar na próxima semana a ferramenta eletrônica Processo Legislativo Eletrônico (PLE) CLDF Online, que já pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativo para smartphones

A plataforma foi desenvolvida pela Coordenadoria de Modernização de Informática da Casa. Nela, os cidadãos poderão acompanhar todos os projetos de lei em tramitação, entrar em contato com os autores de cada proposição, dar sua opinião sobre as iniciativas, além de curtir e descurtir o que está tramitando.

A população pode também seguir os seus representantes e os temas de seu interesse. A plataforma enviará notificações sobre assuntos selecionados pelos usuários.

Segundo a CLDF, o aplicativo vai permitir maior interação entre Poder Legislativo e cidadãos e contribuirá com o combate à desinformação. O login para acessar o aplicativo poderá ser feito pela plataforma federal Gov.Br. A ferramenta foi projetada para ser cedida e compartilhada com todas as assembleias legislativas e câmaras municipais do país.

Agentes públicos

Os gabinetes dos deputados distritais também poderão acompanhar todas as proposições em tempo real pelo aplicativo. Cada parlamentar poderá seguir a si mesmo para ser notificado quando suas proposições forem lidas em plenário, por exemplo. O deputado poderá ainda seguir suas proposições para acompanhar a tramitação.

O aplicativo também permite que a população entre em contato diretamente com o gabinete de qualquer deputado e dê sua opinião sobre determinado projeto.

Com o CLDF Online, os integrantes do Poder Executivo poderão acompanhar em tempo real todas as proposições do governo em tramitação na Casa. Cada secretário de Estado poderá seguir o respectivo tema da sua secretaria e toda vez que for protocolada alguma proposição do tema dele, ele será notificado. Da mesma forma, os administradores regionais poderão acompanhar qualquer proposição relacionada à sua cidade.

*Com informações da CLDF

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino