Distrito Federal

Agenda Cultural

Evento de rock promete reunir mil músicos em Brasília

Rockin'1000 foi lançado na quarta, 19, e está com inscrições abertas; confira outros destaques.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Rockin’1000 é a reunião de mil músicos profissionais e amadores que, juntos, irão executar uma seleção de músicas de Rock Nacional e Internacional. - Divulgação

Até 30 de janeiro estão abertas as inscrições para músicos e grupos fazerem parte do Rockin'1000, um evento musical com formato diferenciado.

Rockin'1000 será a reunião de mil músicos profissionais e amadores que, juntos, irão executar uma seleção de músicas voltadas especificamente ao Rock Nacional e Internacional.

O evento acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de maio no Estádio Mané Garrincha. E interessados em fazer parte, devem realizar sua inscrição pelo site informando os dados pessoais, o instrumento a ser tocado (guitarra, baixo, bateria ou voz) e enviando um vídeo demonstrando sua performance.

No lançamento oficial realizado na quarta-feira, dia 19, o Coordenador de Produção Marcos Benatti apresentou a proposta do show musical que terá como maestro Philippe Seabra. O músico comentou sobre a importância da realização de um evento desse porte para o estilo musical no país.

Inscrições para o Rockin’1000

Até 30 de janeiro

Informações: (61) 98332-1806

Artes Visuais


Exposição aberta até até 31 de janeiro / Foto: Alexandre Coelho de Sousa

Em cartaz a exposição de pinturas de Alexandre Coelho de Sousa em conjunto com cerâmicas de Rodrigo Machado, no Quanto Café.

No espaço, recém-aberto com a ampliação do Quanto, bem ao lado da loja onde as delícias do cardápio são servidas e às tardes de sábado pode-se apreciar uma boa música ao vivo, tem-se agora a oportunidade de contemplar obras artísticas.

Para a exposição, o artista plástico mineiro Alexandre Coelho de Sousa trouxe pinturas em tamanhos variados e com aplicação de tintas acrílicas. Nestes trabalhos, procura resgatar a tradição mineira do desenho, do grafite em papel.

Rodrigo Machado, teve seu encontro com a produção de obras em cerâmica de alta temperatura no início da quarentena imposta pela pandemia de Covid-19. A paixão foi imediata e o motivou a criar a Esbarro Cerâmica, marca que tem como identidade a criação de peças exclusivas.

Exposições Quanto Café

Até 31 de janeiro

De segunda a domingo, das 12h às 21h

Evento gratuito

CLN 103, Bloco A, Asa Norte - Quanto Café

Dança


Curso com Nara Faria no Centro de Dança do DF inicia em fevereiro / Foto: Backstage

Estão abertas as inscrições para o curso iniciante de Dança do Ventre/Fusão ministrado por Nara Faria no Centro de Dança do DF, com início em fevereiro.

O curso tem como principal objetivo ampliar a autopercepção e o bem-estar das participantes por meio das técnicas básicas deste estilo. A metodologia Ventre da Dança, de Nara Faria, aborda o corpo de uma perspectiva integral, desenvolvendo aspectos físicos, mentais, emocionais, ambientais e sociais. 

Nara Faria é licenciada em Artes Cênicas pela UnB, com Especialização em Dança e Consciência Corporal. Precursora da Dança do Ventre/Fusão em Brasília, ministra aulas em oficinas permanentes desde 2000, desenvolvendo um estilo pessoal de dança aliado a técnicas teatrais e circenses.

Entrar em contato com o Ventre da Dança é adentrar o estado dinâmico de presença de onde surge a dança, é entrar no fluxo do movimento da vida. As aulas serão presenciais seguindo cuidados de prevenção ao Covid-19. 

Dança do Ventre/Fusão

A partir do dia 01 de fevereiro

Terças e quintas, das 19h15 às 20h15

Inscrições aqui (vagas limitadas)

Informações: (61) 99240-1149

Tragicomédia

Neste final de semana o Teatro dos Ventos retorna suas atividades com o espetáculo "À Margem", em Águas Claras.

Com direção de Fernando Martins, a peça traz textos de Bertolt Brecht (A Ópera dos Três Vinténs), Chico Buarque (A Ópera do Malandro), e inserção de poemas de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar e duas cenas inéditas do diretor.

À Margem é um espetáculo sobre a necessidade humana. Os personagens, sempre à margem da sociedade, apresentam-se num mundo de oportunidades que surgem a partir de situações de exploração da miséria. São cenas independentes costuradas com uma canção tema, para apresentar uma opereta crítica e irônica sobre a condição de desigualdade e exploração humana.

O Teatro dos Ventos é um grupo sediado em Brasília, atuando desde 2011, já produziu 11 espetáculos profissionais e se apresentou em 07 estados Brasileiros, em 12 diferentes cidades, além de Brasília, nas 5 regiões do país.

Espetáculo À Margem

Dias 22 e 23 de janeiro

Sábado e domingo às 20h

Ingressos a partir de R$ 30,00

Rua 19 norte, Dua Mall, Loja 05, Águas Claras - Teatro dos Ventos

Tridimensional


Exposição do artista Rodrigo Sassi está aberta no Museu Nacional até março / Divulgação

Em cartaz a exposição "Fora dos Planos" do artista plástico paulistano Rodrigo Sassi, no Museu Nacional da República.

Esta é a maior mostra dedicada ao artista até a data e reúne cerca de trinta trabalhos tridimensionais, dez dos quais inéditos, que testam os limites plásticos de materiais “brutos” como concreto, madeira, ferro e pedras na criação de formas fluidas e curvilíneas. 

Tendo como ponto de partida sua relação com a paisagem urbana e os processos da construção civil, a obra de Sassi estabelece um diálogo direto com o entorno da exposição, desde a arquitetura do próprio museu e do Plano Piloto, até a arquitetura espontânea da periferia de Brasília.

A exposição conta com texto crítico assinado por Ana Avelar, curadora e professora da UnB, que destaca o aspecto humano na obra do artista. “Sassi se volta aos materiais e técnicas construtivas locais para destacar a arte que é própria daqueles que a dominam. Estão aí o artesanal, o improviso, a escala humana, o tempo alongado de que necessitam esses trabalhadores para realizar suas atividades”, ela analisa.

Exposição Fora dos Planos

Até 06 de março

De Sexta a Domingo, das 9h às 17h

Evento gratuito

Setor Cultural Sul, Lote 2 - Museu Nacional da República

Performance

Estão abertas até o dia 24 de janeiro as inscrições para o Colab Performações, uma oficina-laboratório promovida pelo Ajuntamento Abre Salas.

Destinada a artistas de todas as linguagens criativas e pessoas que atuam em áreas técnicas do setor cultural, a oficina vai selecionar nove participantes residentes no Distrito Federal, que vão receber ajuda de custo durante a atividade. 

A carga horária é de 28 horas e o período de realização vai de 31 de janeiro a 12 de fevereiro. Os encontros serão realizados pela internet, assim como as inscrições, que são feitas pelo site do projeto, que é fomentado pelo Fundo de Apoio à Cultura.

“Queremos olhar para processos pessoais de forma coletiva, proporcionar uma aproximação entre eles. A ideia é criar espaço e tempo de compartilhamento e de trabalho coletivo, de colaboração”, define Janaína Moraes integrante do Ajuntamento Abre Salas. 

Inscrições Colab Performações 

Até 24 de janeiro

Regulamento

Inscrições

Informações: (61) 99156-7979

SEGUE EM CARTAZ

Viagens Extraordinárias

Até 23 de janeiro

Sábados e domingos, às 11h

Ingressos: A partir de R$ 15,00

SCES, Trecho 2, Asa Sul - CCBB Brasília

Festival Via Satélite

De 14 a 23 de janeiro

Programação completa

Evento híbrido e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Exposição Sinta-se

Até 29 de janeiro

De segunda à sexta-feira das 8h às 19h, e Sábados de 8h às 12h

Evento gratuito

SHCGN 708/709, Entrada 30, Subsolo, Asa Norte - Underground Coworking

Cursos de Verão em Circo

Até 29 de janeiro 

De segunda à sábado

Inscrições pelo Whatsapp: (61) 99267-9281 

Informações

Exposição Na Estrada

Até 30 de janeiro 

Terça a sábado, das 10h às 20h, Domingo, das 10h às 19h

Evento gratuito

CRS 508, Bloco A, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Curso de Teatro do Oprimido

Até 30 de janeiro

Sábados e domingos, das 10h às 17h

Evento gratuito

Inscrições: [email protected]

Exposição Macedônia

Até 06 de fevereiro

Sexta, sábado e domingo das 9h às 17h

Evento gratuito

SCTS, Lote 2 - Museu Nacional da República (Sala 2 do Térreo)

11ª Jornada Literária do DF

Até março

Programação completa

Evento on-line e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Meio Ponto

Toda segunda-feira, às 10h

Conteúdo on-line

Transmissão: Instagram, TikTok, YouTube e Facebook

Informações: (61) 99156-7979

Planetário de Brasília

De terça a domingo, das 9h às 21h

Evento gratuito

Setor de Divulgação Cultural, Via N1 - Eixo Monumental

Informações: (61) 98199-2689

*Pedro Caroca é ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino