Distrito Federal

Saúde

Saiba onde fazer teste gratuito da covid-19 no DF

Exames são recomendados para quem apresenta sintomas ou teve contato com pessoa infectada

Brasil de Fato | Brasília (DF)* |
Passageiros que desembarcam no aeroporto de Brasília podem fazer teste gratuito para a covid-19 - Foto: Breno Esaki/SES-DF

O Distrito Federal está com três postos públicos de ampla testagem para a covid-19. Eles estão localizados no Aeroporto Internacional de Brasília, na Rodoviária do Plano Piloto e na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Sul, na 612 Sul. A UBS 2 da Asa Norte, na 114/115 Norte, que era o quarto ponto de ampla testagem no DF, deixou de oferecer o serviço, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). Esses pontos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e atendem toda a população do DF, independentemente do local de residência. 

Na semana passada, entre 3 e 7 de janeiro, foram mais de 5 mil testes realizados, um aumento de quase três vezes na procura apenas nos quatro postos. A taxa de positivos ficou em 19,33%.

:: DF: taxa de transmissão da covid-19 volta aos patamares mais altos da pandemia ::

Outras Unidades Básicas de Saúde (UBS) do DF também realizam testes, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), mas o atendimento vale para moradores das regiões de abrangência dos postos.

Na terça-feira (11), um total de 1.199 novos testes de covid-19 foram realizados nos postos para ampla testagem. Ao todo, 294 exames tiveram resultado positivo, o que representa 24,52%. Desde o início da nova estratégia de ampla testagem, em 23 de dezembro, 8.608 pessoas foram testadas. Os números não computam os testes realizados na rede privada e em outras unidades da Secretaria de Saúde. 

Os testes são recomendados para quem apresenta sintomas gripais ou teve contato pessoa infectado. Uma triagem é feita nos postos antes do atendimento.

A Secretaria de Saúde disponibiliza o teste rápido de antígeno Sars-COV-2, que apresenta resultado em até 30 minutos, e o teste RT-PCR, que tem um prazo de entrega de até 48 horas. A escolha do teste é feita de acordo com a avaliação da equipe de saúde, após o acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Locais para fazer o teste de covid-19 - postos de ampla testagem

Rodoviária do Plano Piloto
Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Ponto de referência: próximo à escada rolante

Aeroporto Internacional de Brasília (exclusivo para passageiros que desembarcam)
Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Próximo às esteiras com bagagens dos passageiros do desembarque nacional

UBS 1 da Asa Sul
Endereço: Quadra 612 Sul
Atendimento: segunda à sexta-feira das 7h às 19h; aos sábados das 7h às 12h

*A matéria foi atualizada às 10h03 de segunda-feira (17) para informar que a UBS 2 da Asa Norte não está mais fazendo ampla testagem para a covid-19, conforme informou a Secretaria de Saúde ao Brasil de Fato. A pasta não esclareceu os motivos da interrupção do serviço na unidade. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino