Distrito Federal

Agenda Cultural

Final de semana com muitas opções culturais no DF

Exposições, espetáculos teatrais e musicais estão entre as atrações para este sábado e domingo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Palhaço Seu Cocó da Cia Burlesca (DF) - Divulgação

Neste final de semana acontece o IV Festival de Circo e Teatro pela internet realizado pelo grupo Impacto Agasias de São Paulo.

O evento terá três dias seguidos de atrações e rodas de conversas com artistas e companhias de rua, de teatro e de circo, selecionados de diversas regiões do Brasil: Minha Companhia - Coletiva Artística, Cia Burlesca, Cia Dupla D2, Circo Fulerage, Guilherme R. Awazu, Painé Santa Maria, Vanda Cortez e Thiago Barbosa.

Representando Brasília, estão o Circo Fulerage com o vídeo “Umbigo do Hoje” e a Cia Burlesca com o número inédito “Armas, pra que te quero?” com o palhaço Seu Cocó, reunindo suas armas metafóricas para voltar ao palco e lutar contra os inimigos da cultura.

A trajetória do festival conta com duas edições presenciais realizadas nos anos de 2018 e 2019. Sua terceira edição aconteceria em março no ano de 2020, porém foi adiada devido à pandemia, sendo realizada em maio deste ano de forma on-line. A atual foi contemplada no Edital PROAC Expresso LAB.

IV Festival de Circo e Teatro

Dias 15, 16 e 17 de outubro

Sexta às 19h, sábado e domingo às 15h

Evento online e gratuito, transmissão pelo Youtube

Caracas, Véi

Nesta sexta (15) , às 19h, o músico Pedro Castro é o convidado do espaço Caracas, Véi, em Taguatinga. No sábado, 16, às 19h, será realizado o AniverSarau, em comemoração ao primeiro ano de inauguração do espaço. Além destas atrações, o espaço disponibilizou uma programação para os outros dias do mês de Outubro.

Cultura nordestina

Em cartaz até o dia 31 de outubro na Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo a exposição de Xilogravuras de Valdério Costa.

A exposição faz parte do projeto “Xilogravura e Literatura de Cordel” do artista visual Valdério Costa mesclando Artes Visuais e Poesia em uma abordagem íntima da cultura nordestina. Durante a exposição serão realizadas apresentações de repentistas, poetas e teatro de mamulengos.

O artista, filho do Rio Grande do Norte e inspirado por cenários do Nordeste, iniciou uma relação artística de intimidade com elementos do Sertão como os cantadores, carros-de-boi, plantas e animais da Caatinga. Suas xilogravuras permearam inúmeros folhetos e livros de poetas do Cordel.

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF, o projeto prevê ainda atividades online no Facebook do artista, como lives e oficinas.

Exposição de Xilogravuras de Valdério Costa

Até 31 de outubro

De sexta a domingo, das 10h às 16h

Entrada franca

CRS 508, Asa Sul - Espaço Cultural Renato Russo

Choro e Blues


Valério Xavier é atração no Clube do Choro / Foto: Olivier Lob

Neste sábado, dia 16, tem programação para os amantes do Choro e do Blues no Clube do Choro a partir do meio-dia.

Retomando suas atividades na área externa, o Clube do Choro apresenta o Quarteto formando por Breno Alves, Dudu 7 Cordas, Valerio Xavier e Guto Martins na tradicional Feijoada com samba.

Na sequência é a vez do duo brasiliense Blues de Bolso pelo Outubro Blues, mostrando em seu repertório as similaridades da língua portuguesa com o blues, além de realçar as nuances, misturas e diversidades do idioma.

Ao ar livre, o espaço está promovendo eventos durante todo o mês de outubro com diferentes eventos de chorinho, samba, modinhas, ritmos nordestinos e blues.

Feijoada com Samba e Outubro Blues

Sábado (16/10) das 12h às 17h, e às 21h respectivamente

Couvert artístico: R$15,00

SDC, Bloco G, Eixo Monumental - Clube do Choro

Cotidiano do Núcleo Bandeirante

O Museu Vivo da Memória Candanga recebe na Casa Azul a exposição “Joaquim Paiva: Cor e Vida”, reunindo 16 fotografias do fotógrafo, professor e diplomata aposentado.

Paiva morou em Brasília por 20 anos, em quatro passagens que permearam a atividade diplomática em sete postos no exterior. Na capital, encantou-se com o Núcleo Bandeirante, um dos primeiros locais onde se instalaram os candangos que a construíram – cujo primeiro nome foi “Cidade Livre”, atual Região Administrativa VIII.

As fotos mostram as cores de roupas e ambientes no contexto do cotidiano desses pioneiros e seus descendentes, que o carioca registrou utilizando-se de câmeras amadoras. Paiva acredita que as vivências no exterior aguçaram seu olhar para os cenários que encontrava quando voltava a Brasília do “exílio remunerado”, como gosta de frisar, e registrava em suas lentes.

Joaquim Paiva: Cor e Vida

Até data indeterminada

Todos os dias, das 9h às 17h

Entrada franca

Setor JK, Lote D, Núcleo Bandeirante - Museu Vivo da Memória Candanga

Ocupar a cidade com arte e comida


Feira será inaugurada neste domingo, 17, no SCS / Divulgação No Setor

A partir do dia 17 de outubro, todo domingo será dia de Feira no Setor, um lugar de encontros na cidade, com comida, bebida, moda, arte, comércio e cultura popular.

Localizada na Galeria dos Estados, a Feira vai mostrar a potência do que a nossa gente produz, vem para reforçar o trabalho diário de quem vive do que cria. Produtos orgânicos, cosméticos, acessórios, decoração, gastronomia, cervejas, entre vários outros itens.

O evento promete ainda muita festa, arte de rua, música, turismo, dia de ocupar espaço e mostrar a Economia Local e Criativa como ferramenta fundamental para gerar pertencimento à cidade.

Feira no Setor

Todo domingo

Das 9h às 17h

Entrada franca

SCS - Galeria dos Estados

Espetáculo musical


Espetáculo será apresentado neste sábado, às 20h, no Complexo Cultural de Planaltina / Foto: Cintia Moreira

Nos dias 16 e 23 de outubro, Planaltina e Ceilândia recebem o espetáculo “Gracias a La Vida”, realizado pela Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade e Tupac Produção Cultural.

O espetáculo retrata os anos de Chumbo vividos na América Latina por meio de um repertório intrigante e emocionante. Também nos apresenta a luta e resistência latinas representados pela diversa cultura popular e tradicional de nossos povos.

O público poderá conferir a riqueza de interpretações de canções consagradas como “Gracias a La Vida”, da chilena Violeta Parra, “Pra não dizer que não falei de flores” de Geraldo Vandré, “Yo pisaré las calles nuevamente” e Pablo Milanés, entre outras.

Gracias a La Vida

Dias 16 e 23 de outubro

Sábado, às 20h

Entrada Franca (retirada de ingressos no Sympla)

Complexo Cultural de Planaltina e Teatro Newton Rossi, respectivamente

Novo espaço para artes plásticas

Neste sábado será inaugurada a Galeria Guiles Green na Asa Norte, com exposição em memória ao artista plástico Nemm Soares e música ao som do DJ Leo Guedes.

O espaço promete ser totalmente diferente, com muita arte, cultura e o mundo headshop para uma experiência única. Sua abertura trará obras e releituras do artista plástico Nemm Soares, que expressou em suas obras o cotidiano de forma inusitada, deixando seu legado no cenário de artes de Brasília.

Mineiro, Neem chegou em Brasília em 1977 e sua primeira exposição foi em 1993 na casa Cor, ano em que iniciou a contagem do seu trabalho com artista plástico. Durante sua carreira, teve mais de 25 mil obras catalogadas e faleceu em 2016.

Inauguração da Galeria Guiles Green

Dia 16 de outubro

Sábado das 14h às 21h

Entrada franca

CLN 203, Bloco C, Asa Norte

Segue em cartaz

Festival Palco Giratório

Até 16 de outubro

Programação: www.sesc.com.br

Evento online e gratuito

Transmissões pelo Youtube

Exposição Kwá Yapé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá

Até o dia 17 de outubro

De quarta-feira a domingo, das 11h às 19h

Evento gratuito

SDC, Eixo Monumental - Funarte Brasília

Exposição Laços de Confrontos

Até o dia 24 de outubro

Segunda a sábado – 14h às 18h

Galeria Risoflora, Ceilândia - Praça do Cidadão

Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil

Até 31 de outubro

De terça-feira a domingo, das 9h às 21h

Entrada franca

SCES, Trecho 2 - CCBB Brasília

*Ator, produtor e gestor cultural na V4 Cultural é colaborador do Brasil de Fato na editoria de Cultura

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

 

Edição: Flávia Quirino