Distrito Federal

diversidade

'Nós somos uma família': Calendrag 2025 é lançado na CLDF

Calendário traz ensaios de drag queens com familiares e dá destaque a outras narrativas sobre o tema

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Distrito Drag lança 8ª Calendrag em cerimônia na CLDF - Foto: Marcela Bussolotti

Drag queens, familiares, apoiadores e parlamentares se reuniram na noite desta quarta-feira (27) para o lançamento do 8º Calendrag, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Em uma cerimônia repleta de emoção, os participantes celebraram o tema desta edição: “Nós somos uma família”.

“Ao trazer o tema família, estamos humanizando as pessoas LGBTQIA+ e contando uma narrativa de pensar a família como aquela que a gente tem uma relação sanguínea, mas também aquelas pessoas que a gente encontra ao longo da nossa história e vai construindo relações de afeto. A principal mensagem é a gente reafirmar que nós LGBTQIA+ somos família e nós temos família”, explicou Ruth Venceremos, uma das diretoras do Distrito Drag, organização responsável pelo evento.

Nesta edição, as páginas de cada mês do calendário estão ilustradas com fotografias de drag queens com seus familiares: mães, pais, irmãos, sobrinhos, filhos, cônjuges – enfim, todos aqueles que se ligam através do coração. Eles também participaram da cerimônia e subiram ao palco para receber as premiações juntamente com as modelos. 

“Ela se libertou. Ela pode ser feliz, pode ser ela mesma”, declarou emocionada a mãe de Harley Pocstar, que estampa o mês de maio. 


Drag queen Harley Pocstar ao lado de sua mãe e avó / Foto: Marcela Bussolotti

A homenageada na capa do Calendrag 2025 é Isabelita do Patins. Ícone LGBTQIA+ com mais de 53 anos de carreira, a drag queen argentina que vive no Brasil desde a década de 70 participou da cerimônia de lançamento aos 76 anos, cheia de vida, glamour e, é claro, muito brilho. 

“Muito obrigada por esse carinho, essa ternura, por eu ser capa, porque as flores tem que ser dadas em vida. E vocês me deram muita força boa hoje, eu realmente estou muito feliz. Muito carinho e muito amor a cada um de vocês”, declarou Isabelita.

Para o deputado distrital Gabriel Magno (PT) a escolha do tema família foi fundamental para “demarcar uma disputa”, trazendo novas narrativas. “Aqui essa disputa é feita, muitas vezes, de maneira muito cruel, porque quem pega o microfone no parlamento, pega para mobilizar o ódio, o preconceito, a violência. E hoje, a gente abre a casa do povo do Distrito Federal e pega esse mesmo microfone para mobilizar o amor, o afeto, o respeito, o direito e a própria democracia”, celebrou.

O deputado distrital Max Maciel (Psol) também participou do lançamento do Calendrag 2025 e destacou a importância da Câmara Legislativa do DF pautar políticas públicas que tragam equidade para todas as pessoas.

“Que os leques continuem sendo acionados, como um espaço também de revolução, de dizer que chegaram para marcar posição. E não vamos permitir retrocesso”, declarou.

Calendrag 

A cada ano o Distrito Drag  busca inspiração em um tema que permeia a comunidade LGBTQIA+,  ligado à arte drag, comportamento e política, para ilustrar as páginas do calendário. A proposta é criar uma ferramenta transformadora para que as pessoas tenham orgulho de colocar em suas paredes.

Ao longo de oito edições, participaram do Calendrag 120 artistas e 35 profissionais da fotografia, além de dezenas de profissionais de produção. Na lista de artistas que já participaram do projeto estão Silvetty Montilla, Marcia Pantera, Jup do Bairro, Ikaro Kadoshi, Rita von Hunty, Alexia Twister,Hellena Borgys, Salete Campari e Thália Bombinha.

Com direção artística de Christus Nóbrega e direção geral de Victor Baliane, os ensaios que ilustram o Calendrag 2025 têm artistas do Distrito Federal, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Nas páginas do Calendrag estão personalidades do movimento como Ah Teodoro, Avellaskis, Beesha Loka, Day Mahara, Cherry, Gabriela Almeida, Gysella Popovick, Harley Pocstar, Leleko Diaz, Lysa Bombom, Orianna, Soninha Tarja Preta e Suzaninha.

A  inspiração para o tema da 8ª edição do Calendrag veio da música “We Are Family”, do grupo Sister Sledge, lançada em 1979. A canção se tornou um hino de união e símbolo de resistência para a comunidade LGBTQIA+.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino