A professora do Instituto de Letras (IL) Rozana Reigota Naves foi apresentada como nova reitora da Universidade de Brasília (UnB). O anúncio público ocorreu durante cerimônia de transmissão de cargo, nesta quinta-feira (21), realizada como último ato da gestão de Márcia Abrahão.
A docente agora aguarda nomeação da Presidência da República para iniciar o mandato, que se estende até o fim de 2028. Ao lado dela, está Marcio Muniz de Farias, que vai ocupar o cargo de vice-reitor.
Em setembro, a comunidade acadêmica da universidade escolheu a chapa de Rozana para ocupar a reitoria da instituição. No total, 8.163 estudantes, professores e servidores técnico-administrativos foram às urnas. A decisão foi mantida pelo Conselho Universitário (Consuni), que elaborou a lista tríplice com os nomes das candidatas a Reitora e Vice-Reitor.
Quem é Rozana Naves?
Sendo a primeira brasiliense a assumir a Reitoria da UnB, Rozana Reigota Naves cursou o mestrado e integrou a primeira turma do doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/IL) da instituição. A graduação em Letras foi concluída na Universidade Católica de Brasília (UCB), na primeira metade da década de 1990, período em que foi mãe da sua primeira filha. Atualmente, Rozana é docente do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP/IL) desde 2006.
A nova reitora possui 27 anos de salas de aula e laboratórios, além disso, coordenou cursos de graduação e programa de pós-graduação, chefiou departamentos e dirigiu o Instituto de Letras. Foi decana de Administração (DAF) na gestão de Márcia Abrahão. Ao se despedir do decanato, em 2022, recebeu manifestação de apoio da equipe, que lotou a rampa de acesso à unidade em agradecimento aos trabalhos realizados em parceria.
Na vice-reitoria está o professor da Faculdade de Tecnologia (FT) Marcio Muniz. O docente é natural de Ipu, no Ceará, e está na UnB há 38 anos. Muniz possui mestrado em Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado obtido na University College Of Swansea (Reino Unido).
Balanço de gestão
Nesta quinta-feira, à TV UnB, a reitora Márcia Abrahão, fez um balanço de seus dois mandato na UnB. Na ocasião, Márcia destacou a criação da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu), que fortaleceu o suporte à saúde física e mental no contexto da pandemia de COVID-19. Márcia também impulsionou políticas de combate ao assédio, consolidando fluxos institucionais para proteção da comunidade acadêmica. Em termos de inovação, a implantação do diploma digital e do Sistema Integrado de Gestão (SIG) modernizou processos internos, substituindo práticas obsoletas e agilizando operações administrativas.
A segurança foi um ponto crítico tratado com estratégias como a instalação de câmeras nos campi e iniciativas colaborativas com o governo do Distrito Federal, resultando na redução de 90% das ocorrências. Além disso, a UnB reforçou sua integração com a comunidade por meio da ampliação de programas de extensão, da transformação de espaços culturais, como a Casa Niemeyer e o Beijódromo, e da maior acessibilidade a serviços como a Biblioteca Central, agora aberta 24 horas.
No âmbito acadêmico, Márcia pontuou que a gestão priorizou a qualidade dos programas de pós-graduação, que subiram no ranking nacional, e intensificou o suporte aos servidores por meio de programas de qualificação e defesa de direitos salariais, como a manutenção da URP.
Como primeira mulher a ocupar a Reitoria da UnB, Márcia enfatizou a promoção da equidade de gênero e o fortalecimento de políticas inclusivas. Entre os marcos, está a construção de uma creche universitária com vagas reservadas para a comunidade acadêmica e a ampliação de bolsas para estudantes em vulnerabilidade social. Com um legado que combina resistência a adversidades externas e avanços estruturais internos, a reitora encerra sua gestão reafirmando a missão da UnB como referência em democracia, inclusão e excelência acadêmica.
*Com informações da Secretaria de Comunicação da UnB
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
Edição: Flávia Quirino