Rio Grande do Sul

Recursos

Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, anuncia programa Desenrola Campo

Deputado Adão Pretto Filho fez interlocução de agricultores com o governo federal que resultou no programa

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"Nosso grande esforço é fazer o crédito chegar ao pequeno agricultor, aquele sem muitas posses, aos quilombolas e indígenas em todo o Brasil", afirmou ministro - Foto: Paulo Roberto Silva/Divulgação

Anunciado na semana passada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o Desenrola Campo será um programa do governo federal cujo objetivo é auxiliar as famílias de pequenos agricultores a quitarem dívidas e limparem seus nomes junto aos órgãos de proteção ao crédito. O anúncio aconteceu durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, de quarta-feira (17), no Canal Gov, da EBC. 

:: Programa Acredita: governo lança iniciativa para ampliar crédito e oferecer renegociação para pequenos negócios ::

O deputado Adão Pretto Filho (PT) apresentou a ideia através de um documento solicitando ao ministro Paulo Teixeira a criação do programa Desenrola Campo, levando a iniciativa para os pequenos agricultores e agricultoras, solicitando que esse segmento também fosse contemplado por iniciativas de abatimento de dívidas.

O parlamentar justificou ao ministro na oportunidade que o Desenrola Campo seria de extrema importância para as famílias do campo, especialmente a partir de eventos climáticos que tiveram efeito devastador nas plantações.

Os moldes do Desenrola Campo devem ser parecidos com os do Desenrola Brasil, que ajudou mais de 10 milhões de brasileiros a quitarem dívidas, especialmente com instituições bancárias. 

“Nosso grande esforço é fazer o crédito chegar ao pequeno agricultor, aquele sem muitas posses, aos quilombolas e indígenas em todo o Brasil. Um dos obstáculos para conseguir financiamento é que o pequeno agricultor, a pequena agricultora, não consegue avalista. E nós vamos construir este fundo de aval”, anunciou Teixeira. Com o Desenrola Brasil, o governo federal é avalista dos inadimplentes.

:: Com descontos de até 99%, programa que renegocia dívidas do Fies alcançou 253 mil pessoas até abril ::

De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), aproximadamente quatro milhões de agricultores familiares estão sem crédito, devido à inadimplência desde o início do governo Bolsonaro.

“Num momento foi a seca, depois as chuvas e ciclones. A verdade é que essas mudanças climáticas atingiram em cheio os agricultores e agricultoras. Foi a partir de diversas reuniões com as famílias do campo, cooperativas e movimentos sociais que protocolei essa iniciativa e a apresentei ao ministro. Por fim, tive a grata surpresa de saber que o governo atendeu aos pedidos que chegaram até o nosso mandato”, explica Adão Pretto.


Edição: Katia Marko