Paraíba

LUTA INDÍGENA

Associação das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguara da Paraíba inaugura Casa das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguara

Inauguração ocorre nesta segunda (15); O projeto visa fortalecer as mulheres indígenas Potiguara e a tradição cultural

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Mulheres indígenas Potiguaras da Paraíba. - Foto: Divulgação/@amgippb.

Com o intuito de fortalecer a vivência e a tradição cultural do povo Potiguara da Paraíba e, principalmente, fortalecer as mulheres indígenas, a Associação das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguara da Paraíba (AMGIP) vai inaugurar a Casa das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguara nesta segunda-feira (15). O evento de inauguração acontece a partir das 14h, na Aldeia Lagoa do Mato, localizada no município de Baía da Traição (PB). 

“Nosso objetivo é fortalecer nossa vivência e as políticas públicas, dando fortalecimento e incentivando as mulheres a se defenderem, a procurarem direitos, a ocuparem espaços e a cuidarem do bem-estar uma da outra, [incentivando] a criatividade, como nos artesanatos e a estudar sempre, porque a educação é tudo no nosso mundo. É ter um olhar focado, diretamente, para as mulheres. É estar olhando uma para a outra”, explica Maria Soares Gomes, conhecida como Comadre Guerreira, do povo Potiguara. Atualmente, Comadre Guerreira é a presidente da AMGIP. 

O evento será repleto de trocas de saberes, ciranda, Toré (ritual/dança) e comidas tradicionais, para fortalecer o corpo, espírito e alma, de acordo com Comadre Guerreira. Para a inauguração, foram convidadas secretarias do Governo do Estado, a coordenadora da Aldeia, as parteiras tradicionais indígenas Potiguara, pessoas da educação, amigos e parentes, entre outros.

O trabalho da AMGIP está ligado à busca pela fortificação da luta indígena, atuando também com crianças e jovens. As participantes da associação participam e realizam encontros direcionados à vivência indígena Potiguara. De acordo com Comadre Guerreira, a associação também atua para participar da política partidária, com pré-candidatas a vereadoras. 


Encontro de Mulheres Indígenas Potiguara da Paraíba, que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro de 2023, na Aldeia Cândidos, território indígena Potiguara. / Foto: Wdson Fernandes/Ascom Funai.

Comadre Guerreira conta ainda que a expectativa do novo projeto é que o mundo e os poderes públicos vejam as mulheres indígenas Potiguara da Paraíba, ou seja, que haja visibilidade. Sendo assim, que olhem para o povo do território Potiguara do estado. O fortalecimento do movimento das mulheres indígenas Potiguara da Paraíba também faz parte das expectativas. “Que as mulheres, cada vez mais, se incentivem a defender o que é nosso, por lei e por direito”, destaca Comadre Guerreira. 

Evento: Inauguração da Casa das Mulheres Guerreiras Indígenas Potiguara
Data: 15 de Abril de 2024
Horário: 14h
Local: Aldeia Lagoa do Mato, Baía da Traição (PB)

Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Heloisa de Sousa