Distrito Federal

arte e luta

Latera celebra um ano de existência com debates sobre teatro e reforma agrária popular

Programação começa nesta quinta (21), às 19h30, no Distrito Drag

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Latera convida comunidade para conhecer trajetória de luta do grupo que surgiu durante eleições presidenciais de 2022 - Camila Araujo

O Laboratório de Teatro e Reforma Agrária (Latera), prestes a completar um ano de atuação, realiza uma série de atividades a partir desta quinta-feira (21) para celebrar a trajetória do grupo.

A aula inaugural começa às 19h30, no Distrito Drag, e terá dois momentos: análise de conjuntura com Matheus Quevedo, militante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), e discussão do Projeto da Reforma Agrária Poupular com Neném, militante do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“É um momento para a gente aprofundar na reforma agrária popular em um ano importante em que estamos comemorando muitas datas marcantes, como o aniversário de 40 anos do MST. O Latera, enquanto um laboratório que pesquisa e luta por essa bandeira maior que é a reforma agrária popular, decidiu fazer esse primeiro mês com esses dois encontros para aprofundar nosso projeto para toda a população brasileira”, convida Julie Wetzel, integrante do Latera. 

A programação continua na próxima quarta-feira (27), com uma aula sobre Teatro e Reforma Agrária, com o professor da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Villas Bôas, e a celebração de um ano do grupo. 

Latera 

O Latera surgiu como uma ação da Escola de Teatro Político e Vídeo Popular do DF (ETPVP-DF) que mantém atividades na cidade desde 2017. Após o longo período de isolamento social causado pela pandemia, o Latera nasce durante a campanha presidencial de 2022. Com cenas e banquinha de vira voto, o grupo contribuiu no diálogo com a população de diversas regiões administrativas do DF.

Inspiradas por processos revolucionários em que o teatro foi um forte mecanismo de influência junto à classe trabalhadora; movimentos sociais populares e grupos de teatro se reuniram para se manter em estudo, formação e experimentação em teatro político. Assim, o Laboratório surge com o intuito de estudar e lutar pela Reforma Agrária Popular (RAP) enquanto projeto urgente e inicial para a sociedade brasileira. 

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva