Distrito Federal

tradição

6º Encontro dos Campeões do Repente acontece neste fim de semana na Casa do Cantador, em Ceilândia

Concurso de cantadores tem programação com teatro e forró

Brasil de Fato | Brasília |
Mestres e mestras da Cantoria de Repente, do DF e vindos do Nordeste, participarão de competições poéticas para eleger a dupla que melhor versar temas contemporâneos - Andrá Borges

O sexto Encontro dos Campeões do Repente ocorre na Casa do Cantador em Ceilândia na sexta-feira e no sábado (8 e 9). No primeiro dia, o evento inicia às 20h com o Teatro de Mamulengo Fuzuê. Em seguida, começa o concurso de cinco duplas de repentistas do Distrito Federal.

No segundo dia, a cantora Meriele e banda sobe ao palco do Anfiteatro da Casa do Cantador com seu repertório de forró autoral. Na sequência, quatro duplas de repentistas do Nordeste entram em competição, além de nova apresentação dupla vencedora no dia anterior.

Os repentistas serão avaliados em critérios técnicos e artísticos como os fatores rima, métrica, oração poética, presença de palco e língua portuguesa. Todos esses quesitos refletem a qualidade cultural da tradição repentista brasiliense e sua raiz nordestina.

A seleção das duplas ocorreu em fevereiro com a peleja de 28 duplas de repentistas de diferentes gerações e gêneros, “demonstrando que essa arte se mantém viva e presente no cotidiano das populações de grandes e pequenas cidades”.

Além do espetáculo, o evento também transmitido ao vivo pelo Facebook e vai ganhar registro audiovisual a ser veiculado em canal no YouTube.

Tradição local

De acordo com a assessoria do evento, a Cantoria de Repente versa o dia a dia dessa população, que é um retrato do Brasil com suas desigualdades, diversidade e criatividade. “Os expoentes dessa arte matuta vindos e vindas do Nordeste que duelam entre si e com nomes de destaque locais são expressão artística que se mistura à vida cultural da Região Administrativa de Ceilândia”.

A organização acrescenta que o trabalho cultural do repente de Ceilândia visa tornar essa arte ainda mais popular na comunidade. “O evento que ultrapassa os portões do Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no DF, como também é conhecida a Casa do Cantador, chegando a sete Escolas Públicas com shows, oficinas e distribuição de Livretos de Cordel. Ações que antecedem a realização do Festival”.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva