Rio de Janeiro

violência

Operações policiais na Baixada Fluminense (RJ) aumentaram 250% em três anos, aponta IDMJ

Duque de Caxias foi o município que registrou maior número de operações policiais, com 343 incursões

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Relatório também apresenta dados sobre apreensão de drogas e armas na Baixada Fluminense - Agência Brasil

Um levantamento produzido pela Iniciativa de Direito à Memória e Justiça Racial (IDMJR) identificou que a Baixada Fluminense foi alvo de 3.605 operações policiais nos últimos três anos, que resultaram em 209 mortos e 339 pessoas feridas ou baleadas.

Em 2020 foram 350 operações, número que disparou para 1.234 em 2023, o que representa um aumento de 250% no período. Segundo o relatório, as operações no último ano deixaram um saldo de 22 mortos, 57 baleados, além de 1.180 pessoas presas.

Leia mais: 

Para o IDMJR, os dados revelam um descaso por parte do Estado em se comprometer com um plano de redução da letalidade. Isso porque o período analisado corresponde a implementação das diretrizes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como "ADF das Favelas".

"Ressaltamos que a ocorrência constante de conflitos territoriais é de responsabilidade do Estado, por omissão ou participação ativa. Não trata-se de disputas particulares entre atores privados ou poderes paralelos, o varejo de drogas e milícias compõem as relações políticas e econômicas do Estado", diz um trecho do relatório.

Monitoramento

Três batalhões da Polícia Militar foram responsáveis por 72% das operações policiais que ocorreram na Baixada e 2020 a 2023. Em média, a Baixada Fluminense sofreu 3 operações policiais por dia.

O 20°BPM (Mesquita) foi o que mais realizou operações, totalizando 282 incursões, seguido pelo 15°BPM (Duque de Caxias) com 225 operações policiais e o 21° BPM (São João de Meriti) com 164 incursões na região. 

Leia também: 

A maioria das operações que ocorrem na região foram realizadas somente em três municípios. Duque de Caxias foi o que registrou o maior número de operações policiais, concentrando 28% do total, com 343 incursões policiais. Seguido por Nova Iguaçu com 240 operações e São João de Meriti com 175 operações policiais. 

O relatório também apresenta dados sobre apreensão de drogas e armas. Apenas 7,7% das apreensões de drogas do estado ocorrem na Baixada Fluminense. Em 2023, apenas 5 operações policiais apreenderam mais de 1kg de drogas e uma única operação conseguiu apreender mais de 8 armas. Por outro lado, tais incursões custaram, em média, a vida de 22 pessoas e 1180 pessoas privadas de liberdade.

Edição: Clívia Mesquita