Ceará

AGENDA CULTURAL

No Ceará, sessões de cinema, experimento musical e percurso cultural embalam o final de semana

Confira aqui no Brasil de Fato Ceará a programação para curtir o final de semana.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Visita guiada na Pinacoteca do Ceará - Jorge Silvestre

Mais um final de semana chegando e o que não falta é programação para curtir os dias de descanso. O Brasil de Fato Ceará separou uma agenda repleta de atividades para que você possa curtir o final de semana ao lado de sua família e amigos.

De norte ao sul do estado, diversos equipamentos de cultura se preparam para receber a população com atividades de lazer, e os cearenses poderão desfrutar de exposições, cinema, mostra artística e muito mais. Confira.

Itapipoca

Localizada a 130 quilômetros da capital cearense, o município de Itapipoca se prepara para receber a primeira sala pública multiuso de cinema da região, que será inaugurada em 08 de março. Para preparar o público para este novo espaço, está sendo realizado desde o dia 26 de fevereiro até 7 de março, a Mostra Itinerante Cine+, com exibição de filmes de longa, média e curta metragem, todos eles produções do cinema cearense.

O projeto vai realizar 12 sessões, com exibição de dois curtas e um longa-metragem seguido de debate, em 13 distritos. São eles: Assunção, Picos, Serrinha, Sangrada, Lagoa das Mercês, Lagoa da Cruz, Araponga, Lagoa do Juá e Lagoinha I. Esse final de semana, a programação acontece nos seguintes distritos: Arapari (1°/3, às 14h), Santa Rita (1/3, às 8h), Brandões (4/3, às 10h30) e Quandú (4/3, às 18h).

Museu da Imagem e do Som

O Museu da Imagem e do Som, que  integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte, promove nesta semana diversas atividades. Amanhã (02), por exemplo, será lançado o caderno de projetos participativo para a Ocupação Carlos Marighella.

Além dessa programação, a MIS recebe ainda a nova obra imersiva “Águas do Ceará”, produzida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) para a sala imersiva. A obra começará a ser exibida hoje (01), a partir das 19h30.

Centro Cultural Bom Jardim

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), promove a masterclass “Corpos Sonoros – Experimento Musical com Barbatuques”, com o grupo musical paulistano Barbatuques. A atividade acontece no dia 2 de março, às 9h.

A ação é uma iniciativa do Programa de Música da Escola de Cultura e Artes do CCBJ e conta com a presença de Helô Ribeiro e Maurício Maas, dois entre os 13 componentes do grupo Barbatuques. Além de promover o aprendizado de sons que podem ser produzidos pelo corpo, a masterclass tem como objetivos estimular a capacidade de memorização, concentração e assimilação corporal do ritmo, desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica, melódica e harmônica, despertar o participante à atitude lúdica e cooperativa, incentivando-o a se expressar musicalmente em grupo, considerando as diferentes qualidades de seus integrantes.

Percurso Cultural da Semana no Ceará

Com objetivo de promover o acesso à cultura do estado, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) oferece até o domingo (3), uma programação repleta de atividades para todos os gostos e faixas etárias. Cearenses e turistas são convidados a embarcar em mais um Percurso Cultural pela Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece).

Sexta-feira (01) - Fortaleza

- 16h: Cineteatro São Luiz | Performance “Tributo à Poesia de Maria Norma Colares”

- 19h: Teatro Dragão do Mar | MOPI 11 – Porto Iracema das Artes
 

Sábado (02) - Fortaleza

- 9h30: Cineteatro São Luiz | Visita guiada

- 16h: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura | Feira Fuxico no Dragão

- 20h: Theatro José de Alencar | Show “Barbatuques 25 Anos”

Domingo (03) - Fortaleza

- 9h às 12h: Complexo Cultural Estação das Artes | Feira Mais Vinil + Dj Maria Tavares

- 16h: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura | Brincando e Pintando no Dragão

- 18h: Museu da Imagem e do Som | Último dia da Exposição “Só de Brincadeira” de Dim Brinquedim

Complexo Cultural Dragão do Mar

O complexo integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) segue com ampla e diversa programação. Entre os destaques dos próximos dias, nova faixa de programação do Cinema do Dragão, com pré-estreia de filme de animação, estreia, mostra artística da Escola Porto Iracema das Artes, retorno do Curso Popular de Astronomia e apresentações cênicas em múltiplas linguagens. 

1º de março (sexta-feira)

18h – Sessão “Kaluoka’Hina – O Recife Encantado” (infantil)

19h – Sessão “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo” (juvenil-adulta)

19h – [MOPI 11] Espetáculo “Dançarinar”, com Joubert Arrais, Dane de Jade e Mestre Valdir, com presença do tutor Helder Vasconcelos (PE)

19h40 – Estreia de ‘Dias Perfeitos’, de Wim Wenders

20h – [MOPI 11] Projeto “Corpo Sabedor” – Com Thiago Soares, Luana SIlva e Manoel Saldanha

2 de março (sábado)

15h30 – [Curso Popular de Astronomia] “A Percepção do Céu a Partir das Civilizações Mesoamericanas”, com a professora Sthephany Ruivo

16h – Feira Fuxico no Dragão

17h – Sessão “Kaluoka’Hina – O Recife Encantado” (sessão infantil)

18h – Sessão “Dois Pedacinhos de Vidro” (sessão infanto-juvenil)

19h – Sessão “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo” (sessão juvenil adulta)

20h – Sessão “Stella Nova” (sessão juvenil adulta)

20h – Show de stand-up “Matutando”, de Bruno Brasileiro, com participação especial de Brunelitta

3 de março (domingo)

16h às 19h – [Dragão Encantado] Brincando e Pintando no Dragão

16h – Música nas Estrelas

17h – [Dragão Encantado] “Srta. Marshmalow”, da Trupe Caba de Chegar

17h – Sessão “Kaluoka’Hina – O Recife Encantado” (sessão infantil)

18h – Sessão “Dois Pedacinhos de Vidro” (sessão infanto-juvenil)

19h – Sessão “Astronomia Asteca: Entre o Espaço e o Tempo” (sessão juvenil adulta)

20h – Sessão “Stella Nova” (sessão juvenil adulta)

20h – Show de stand-up “Matutando”, de Bruno Brasileiro, com participação especial de Patrícia Nassy

Vila da Música

A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), completa sete anos de existência neste mês de março. Para dar início à programação de aniversário, a Vila da Música realiza, no próximo domingo, dia 3 de março, às 9h, a 3ª edição do “Concertos para a Chapada”. O evento é gratuito, aberto ao público, e será realizado em frente à Vila da Música, com apresentações dos grupos Camerata de Violões Ágio Moreira, Duo Revoada, Veredas Sonoras, e participação especial dos Irmãos Aniceto, além da realização da Feira de Arte e Cultura do Belmonte.

Pinacoteca do Ceará

Até o próximo domingo (3), a Pinacoteca do Ceará mantém aberta diversas atividades como as conversas de Ateliê, com o escritor Joca Terron e a artista Jota Mombaça, além da oficina “Caderno de Artista”. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, oferece também visitas mediadas pelas exposições em cartaz, além de programação infantil.

Sexta-feira (01)

16h às 17h - Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

18h - Conversa de Ateliê “Distopia e utopia na ficção brasileira” com Joca Terron
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)

18h - Lançamento do Livro “Onde pastam os minotauros” de Joca Terron
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)

Sábado (02)

14h às 16h - Oficina de ateliê: Caderno de artista
Mediação: Gi Monteiro e Ligia Bessa
Onde: Pinacoteca do Ceará e Ateliê 3

15h às 16h - Visitas mediadas
Onde: Mostra Bonito pra chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

14h às 17h
Percursos Entrelaçados: Arte e Tecnologia
Mediação: Wallison Azevedo e Janaína Bento
Onde: Pinacoteca do Ceará

17h
Conversa de Ateliê: afundamento, assombração e escala Com Jota Mombaça
Onde: Auditório da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)

Domingo (03)

10h às 11h | 15h às 16h - Ateliê Criança Cria: Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo
Mediação: Amanda Oliveira e Liza Maria
Onde: Pinacoteca do Ceará e Ateliê 1

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa