Rio de Janeiro

Alimentação

Cardápio da merenda nas escolas municipais do Rio deverá ser divulgado na internet

Projeto em discussão na Câmara determina que as informações deverão estar dispostas de maneira simples e de fácil acesso

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
merenda escolar
Projeto de lei foi aprovado em primeira discussão e segue para nova votação dos vereadores - Divulgação

O Poder Executivo pode ser obrigado a divulgar o cardápio da merenda das escolas municipais no site da prefeitura semanalmente. Isso é o que diz o PL 1793/2023, aprovado em 1ª discussão pelos vereadores durante a sessão extraordinária da última quarta-feira (28). De acordo com o texto do projeto, as informações deverão estar dispostas de maneira simples e ficarão disponíveis pelo prazo mínimo de um ano a contar da data de sua publicação. A matéria voltará à pauta para nova votação. 

Leia também: Eduardo Paes anuncia nas redes sociais retirada de ambulantes da Uruguaiana, no centro do Rio

Autor da proposta, o vereador Welington Dias (PDT) citou dois motivos principais para que esta informação esteja acessível para todos. “Isso é importante para que haja o conhecimento por parte da comunidade escolar em saber o que está sendo servido aos alunos e também para que haja uma efetiva fiscalização dos órgãos públicos quanto à qualidade da merenda que está sendo comprada e feita nas escolas”, apontou o parlamentar. 

Histórico

Em junho do ano passado, a Câmara de Vereadores do Rio aprovou, por unanimidade, um projeto de lei que proíbe a venda e a oferta de bebidas e alimentos ultraprocessados nas escolas públicas e particulares do município. Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes (PSD) se adiantou e divulgou um cardápio do mês em suas redes sociais, para ser adotado nas escolas da rede municipal de ensino e creches da prefeitura.

O cardápio continha no desjejum, diariamente, café com leite, vitamina, iogurte, frutas, variando durante os cinco dias da semana. O cardápio do almoço conta sempre com arroz, feijão, carne ou frango, salada e, como sobremesa, uma fruta. Na hora da saída escolar, as crianças tomam leite, vitamina, sempre acompanhada de uma fruta, além de pão com requeijão, com ovo ou cuscuz de tapioca. O guia alimentar tem como base o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e supervisão da Subsecretaria de Vigilância Sanitária da prefeitura.

A postagem feita Eduardo Paes ocorreu após ele ser questionado, em um encontro com estudantes sobre a falta de variedade de proteínas no cardápio escolar. Uma aluna mencionou que na escola onde estudava só se servia frango e ovo.

 

Edição: Mariana Pitasse