Ceará

Reforma Agrária

Assentamentos e Acampamentos do MST se preparam para a realização da Copa e Feira da Reforma Agrária

A competição promete reunir mais de 3.300 atletas, tanto na categoria masculina quanto na feminina.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A Copa e Feira da Reforma Agrária é uma parceria com a Secretaria de Esporte, sendo executada pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE), com o apoio do MST. - Foto: Comunicação MST

Desde o início deste mês, os times de futebol dos Assentamentos e Acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) têm estado em plena atividade, preparando-se para a aguardada Copa e Feira da Reforma Agrária. Com início marcado para o dia 16 de março, no estádio municipal Juvenal Melo, em Crateús, a competição promete reunir mais de 3.300 atletas, tanto na categoria masculina quanto na feminina, representando times de todas as regiões do estado do Ceará.

Nesta fase crucial os times estão focados na inscrição dos atletas, cumprindo rigorosamente o regulamento estabelecido e intensificando os treinos preparatórios para garantir um desempenho de alto nível durante os jogos. Denilson Alves, coordenador da 3ª edição da Copa da Reforma Agrária, ressalta a importância do evento para as famílias assentadas e acampadas. “A Copa tem sido um espaço de trocas, acesso ao esporte e, principalmente, ao lazer, o qual é sempre um desafio para garantir políticas públicas que possibilitem esse acesso. Este ano, a Copa traz um diferencial com a realização da Feira da Reforma Agrária, onde, além dos jogos, teremos a venda de produtos diretamente da produção das famílias Sem Terra para aqueles que desejam experimentar alimentos saudáveis, adquirir artesanatos e uma variedade de produtos da terra de diversos cantos do estado.”

Roberto Cesar, representante da Secretaria de Esporte do Estado do Ceará, destaca a Copa como uma valiosa conquista do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em especial, das famílias assentadas e da juventude, reafirmando o compromisso da secretaria. “Estamos comprometidos em facilitar este processo e estamos à disposição para transformar essa conquista de vocês em um espaço de promoção da cidadania através do esporte.”

A Copa e Feira da Reforma Agrária é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria de Esporte, sendo executada pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE), com o apoio do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST).
 
O MST e a Relação com o Futebol
 
O futebol desempenha um papel fundamental na vida cotidiana das famílias acampadas e assentadas. Uma das primeiras atividades de estruturação nas ocupações de terra são os campinhos de futebol, que proporcionam espaço de lazer e entretenimento para as crianças Sem Terrinhas e para a juventude. Além de ser uma forma de lazer, o futebol também é um espaço de organização política. A experiência da Copa da Reforma Agrária do Ceará é resultado de outras iniciativas importantes espalhadas pelos Assentamentos e Acampamentos em todo o Brasil, como o exemplo do Campeonato da Reforma Agrária no Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e outros estados.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa