Distrito Federal

Prevenção

Dengue: crianças de 10 a 11 anos já podem ser vacinadas no DF

De acordo com Secretaria, vacinas estarão disponíveis em 15 unidades básicas de saúde (UBS)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
DF recebeu vacinas nesta quinta-feira - Renato Alves/Agência Brasília

Começou nesta sexta-feira (9) a vacinação contra a dengue para crianças da faixa etária de 10 a 11 anos no Distrito Federal. Em razão de ocupar o topo na lista de incidência de dengue, o DF foi contemplado pela primeira remessa de vacinas contra a dengue, disponibilizadas pelo governo federal, por meio do Ministério da Saúde (MS).

As crianças que estão com dengue ou com sintomas sugestivos da doença devem aguardar seis meses para o recebimento da primeira dose. Além disso, a vacina não é aplicada em casos de pessoas que possuam alergia a outros imunizantes; imunossuprimidos (imunidade baixa); gestantes ou em período de amamentação; e que estejam fora da faixa etária dessa fase inicial.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a capital federal contabiliza 46.298 casos de dengue, o que representa um aumento de 1.120,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Um total de 11 mortes em decorrência da doença só nesses primeiros 40 dias de 2024.

Até agora, o GDF recebeu 71,7 mil doses das 194 mil prometidas pelo Ministério da Saúde. Inicialmente, a faixa etária de vacinação contra a dengue seria entre 10 e 14 anos, mas segundo MS foi reduzida para 10 e 11 anos, em razão da quantitativo limitado de vacinas disponibilizadas pelo laboratório fabricante.

Onde Vacinar?

Ao todo, 176 unidades básicas de saúde (UBSs) atuam como porta de entrada de casos suspeitos da doença na rede pública. As vacinas estarão disponíveis em 15 unidades básicas de saúde (UBSs) das seguintes Regiões Administrativas: Asa Norte, Cruzeiro, Sobradinho II, Planaltina, Paranoá, Jardins Mangueiral, Gama, Santa Maria, Guará e Riacho Fundo funcionarão das 8h às 17h. Já as UBSs de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia, Sol Nascente e Brazlândia ficarão abertas das 13h às 17h.

Reações

Algumas reações são comuns após a administração da vacina como dor no local e muscular, fraqueza, fadiga e cefaleia (dor de cabeça). Em média, os sintomas passam em dois dias. A vacinação será composta por duas doses, com intervalo de três meses. A imunização, portanto, só estará completa após a aplicação da segunda vacina, conforme destacou a SES-DF. 

Não pode tomar a vacina

•⁠  ⁠Quem está com dengue ou sintomas sugestivos da doença;

•⁠  ⁠Pessoas que possuem alergia a outras vacinas;

•⁠  ⁠Imunossuprimidos (baixa imunidade);

•⁠  ⁠Gestante ou lactante (amamentando);

•⁠  ⁠⁠Ter tido dengue há menos de 6 meses

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva