Rio Grande do Sul

CLIMA

Após calorão, temporal causa estragos e deixa milhares sem luz no RS

Mais de 226 mil clientes ficam sem energia elétrica no estado; Porto Alegre volta a ter regiões alagadas

Brasil de Fato RS | Porto Alegre |
Na noite desta domingo, a CEEE Equatorial informou que 114 mil consumidores estavam sem energia; RGE informou 112 mil - José Cícero/Agência Pública

O temporal que atingiu diversas cidades gaúchas na tarde deste domingo (14) após um dia de forte calor deixou mais de 226 mil pontos sem energia elétrica no estado e provocou estragos. Na Capital, onde choveu 41 mm até às 20h, alagamentos voltaram a causar transtornos em algumas regiões. A semana que inicia será de calor, chuvas e tempestades.

:: 'Já tivemos um gostinho do que é o mundo se a gente não cumprir o acordo de Paris', afirma especialista ::

A região Metropolitana está entre os pontos mais atingidos pelo temporal, que causou diversos alagamentos e quedas de árvores. Conforme dados da MetSul Metereologia registrados até as 20h, choveu 51 mm em Alvorada, 50 mm em Canoas e 46 mm em Novo Hamburgo.

Em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) informou a falta de eletricidade em seis estações de bombeamento. Com isso, alertou para a possibilidade de falta d'água em diversos bairros da cidade. Na manhã desta segunda-feira (15), informou o departamento, as estações votaram a funcionar.

Falta de luz

A maior parte dos clientes que ficaram sem energia elétrica por conta do temporal são da CEEE Equatorial, que anunciou 114 mil consumidores atingidos na noite de domingo. Conforme a empresa, as regiões mais afetadas pela interrupção são a Metropolitana, a Litoral e municípios da região Carbonífera.

Já nos locais atendidos pela RGE, a empresa afirma que 112 mil clientes foram afetados. A maioria na região Metropolitana.

:: Após pressão, prefeitura de Porto Alegre anuncia instalação de geradores alugados na estação de Belém Novo ::

Ambas as empresas afirmam estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia. Na manhã desta segunda, o total de pontos sem energia havia caído para 108 mil.

Chuva e vento após dia de calor

Temporais isolados atingiram diversos pontos do estado, após o dia de muito calor. Segundo a MetSul, estações oficiais indicaram temperaturas máximas de 38ºC nos vales e quase 37ºC em Porto Alegre. Fez 37ºC na região de Santa Maria e no Noroeste do estado. Com a umidade, o índice de calor superava 40ºC em algumas cidades.

No Sul do estado, aponta o instituto, nuvens carregadas provocaram queda de granizo em alguns locais, como em bairros de Pelotas e em Arambaré, às margens da Lagoa dos Patos. No Oeste, o vento em Quaraí atingiu 85 km/h. Rosário do Sul teve queda de árvores e falta de luz. Em Santa Maria, raio causou danos em residência.

Temporais com vento forte afetaram também outras regiões do estado. Estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de vento de 105 km/h em Soledade, 90 km/h em Bento Gonçalves e 88 km/h em São Luiz Gonzaga, segundo informações da MetSul.

Na Serra, os temporais causaram estragos e transtornos. Parte da cidade de Garibaldi ficou sem luz e árvores caíram na área central da cidade, uma sobre um carro estacionado, deixando dois feridos. Várias árvores caíram com a força do vento na BR-470, trecho da Serra das Antas. Houve queda de árvores ainda na ERS-122 entre Caxias do Sul e Farroupilha, relata a MetSul.

Tempo segue instável

A instabilidade prossegue nesta segunda-feira em algumas regiões pontuais no estado, aponta o instituto de meteorologia, com destaque para a Metade Norte. No decorrer do dia, aparece sol com nuvens em muitas cidades, especialmente do Oeste e do Sul.

A MetSul prevê que o ar quente e úmido deve formar novas áreas de instabilidade da tarde para a noite com chuva localizada em diferentes pontos. O risco de chuva forte localizada e de temporais isolados persiste, principalmente na terça e na quarta, quando área de baixa pressão deve trazer chuva localmente intensa e muitos temporais com risco elevado de vento forte.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta preventivo, nesta segunda-feira, diante da possibilidade de temporal com chuva volumosa (30 a 60 milímetros), ventos intensos (60 km/h), queda de granizo e descargas elétricas. O alerta vale entre a manhã de terça-feira (16) e o início de quinta-feira (18).


 
 

 

 

Edição: Marcelo Ferreira