Rio Grande do Sul

Homenagem

Palhaça argentina chega ao Brasil de bicicleta e se apresenta na Feira Ecológica do Bom Fim

Artista prestará homenagem à venezuelana Julieta Hernandéz neste sábado (13) em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"A notícia da morte de Julieta me pegou justamente atravessando a fronteira, me fazendo pensar se deveria voltar para casa ou continuar a viagem. Escolhi continuar", afirma a artista - Foto: Arquivo Pessoal

A arte da palhaçaria feminina chega de bicicleta a Porto Alegre e se apresenta na Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) deste sábado (13). A artista, estudante de psicologia e cicloativista argentina Layla Micaela Garay traz um espetáculo livre para todas as idades, combinando circo e teatro e convidando o público a vivenciar a magia e o absurdo de quem volta das compras, trazendo à tona infinitas possibilidades dentro de uma bolsa, encanto que inclui malabares com uma bola de contato translúcida.

:: 'Bicicletada' em Porto Alegre homenageia Julieta Hernández, artista venezuelana morta no AM ::

“É uma apresentação simples e poderosa”, resume nossa convidada, que saiu de Corrientes, Argentina, na sexta-feira, dia 5 de janeiro. Seu objetivo é chegar a Florianóplis (SC), fazendo paradas em cidades gaúchas e catarinenses para apresentações de circo, aulas e intervenções na rua e espaços culturais ou sociais que surgirem nessa jornada.

Sua presença na FEBF também terá como intuito prestar uma homenagem à venezuelana Julieta Ines Hernández Martins, a palhaça Jujuba, desaparecida desde o dia 23 de dezembro de 2023 e vítima de feminicídio em Presidente Figueiredo (AM).

“Cheguei ao Brasil de bicicleta no sábado, dia 6. Pensava em fazer um percurso tranquilo até a praia, mas a organização da bicicleteada em homenagem à Julieta na Capital do estado no dia 12 (a partir das 18h30, no Largo Zumbi dos Palmares) me motivou a querer chegar a Porto alegre o mais rápido possível”, conta Layla, que está abalada com a tragédia, mas não pensa em desistir de seu objetivo.

"Escolhi continuar"

“Viajar de bicicleta é uma decisão política e um estilo de vida. Não consigo pensar em mim sem minha bike. A notícia da morte de Julieta me pegou justamente atravessando a fronteira, me fazendo pensar se deveria voltar para casa ou continuar a viagem. Escolhi continuar e levantá-la como a bandeira do mundo que quero construir e habitar. Com sensibilidade à flor da pele, aqui estou, sendo mulher, ciclista e artista de circo”, revelou a artista.

As apresentações da palhaça Lalyta ocorrem em dois momentos: das 10h30 às 11h10 e das 11h30 às 12h10, próximo às bancas que ficam na altura do número 505, na segunda quadra da Avenida José Bonifácio, ao lado do Parque da Redenção.


Edição: Marcelo Ferreira