Distrito Federal

Coluna

8 de janeiro: culminância de uma década de ascensão da direita

Imagem de perfil do Colunistaesd
"8 de janeiro de 2023 foi uma tentativa de golpe, não foi tumulto circunstancial, nem turba descontrolada, foi premeditado, anunciado, convocado" - Marcelo Camargo/ABr
8 de janeiro é resultado de uma década de ascensão da direita

Em 2018 uma faixa estampada na entrada da favela da Rocinha (RJ) anunciava: “Se Lula for preso o morro vai descer”. Teve grande repercussão na mídia. Contexto: governo Dilma contido por um golpe, Lava Jato em alta, Sérgio Moro pousando de herói, Bolsonaro chamado de mito pela extrema direita - deixando de ser um candidato improvável e fanfarrão para se tornar a bola da vez da direita nacional.

A frase na faixa da Rocinha soou como chamado para uns, ameaça para outros. Fato é que teve efeito. Mas, apesar de alguns protestos, o povo não desceu... o golpe não foi impedido pela luta popular. Lula passou 580 dias na prisão, foi impedido de disputar a eleição e Bolsonaro foi eleito. Desde 2016, a cartilha de nova modalidade de golpe vinha sendo implementada no Brasil, que envolve lawfare e, no caso brasileiro, uma participação ativa dos militares no protagonismo das disputas políticas.

A Lava Jato vem sendo desconstruída pela Vaza Jato, o que não impediu que Sérgio Moro tenha se tornado senador da república. O promotor Deltan Dallagnol foi destronado da cadeira de deputado por um erro mais primário, e não pelos crimes que cometeu coordenando a força tarefa da Lava Jato.

Passadas as CPIs da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e do Congresso Nacional, com toda a documentação arrolada, temos a evidência que o que aconteceu no 08 de janeiro de 2023 foi uma tentativa de golpe, não foi tumulto circunstancial, nem turba descontrolada, foi premeditado, anunciado, convocado, envolveu financiamento de empresários – em grade parte do setor do agronegócio – e conivência e apoio dos militares.

:: Um ano depois do 8 de janeiro, militares não sofrem punições significativas da Justiça ::

Não vingou a manobra golpista. A reação imediata do governo Lula foi eficaz como tática de contenção.

Todavia, olhando para trás, observando como a extrema direita operou para derrubar o governo da primeira Presidenta eleita do Brasil, impedir que o Presidente mais popular da história brasileira disputasse as eleições de 2018, e depois de assentada no poder agisse em prol do desmonte de estruturas democráticas até o ponto de boicotar previamente as eleições, de agora em diante, o que está em jogo é o que fazer para desmontar a estrutura do neofascismo que se instalou e cresceu no Brasil durante a última década, de 2013 à 2023.

O que está em jogo?

Ou seja, o que está em perspectiva nesse terceiro governo Lula não é somente como impedir que novamente um protesto na Esplanada “descambe” em tentativa de golpe, é como desmontar a estrutura de poder que envolve a fábrica de fake news, agindo em parceria com frações do judiciário brasileiro, com apoio de parte do Poder Legislativo, e suporte econômico empresarial, além de suporte de órgãos de inteligência de outros países – não nos esqueçamos do grampo do governo Obama sobre Dilma quando da descoberta das gigantescas bacias do Pré-Sal brasileiro.

Vai prevalecer a tradição conciliatória, o 'passa pano' que mantém no poder os de cima e pune exemplarmente os de baixo?

Vai prevalecer a expectativa ingênua de que é possível conciliar no Congresso Nacional e apaziguar a mídia empresarial distribuindo recurso de verba publicitária?

Nos quartéis continuará sendo tolerado que o Golpe de 1964 – que iniciou uma ditadura que durou 21 anos – possa ser chamado de revolução?

Como as escolas e universidades vão trabalhar o que significa esta última década da história brasileira, à luz de nossa tradição política conservadora, autoritária?

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e demais movimentos sociais brasileiros vão prevalecer sendo alvos de simulação dos treinamentos das forças de segurança, conforme a doutrina do inimigo interno e da “ameaça comunista”?

As medidas punitivas de passados autoritários e dos algozes de massacres e torturas constituem uma frente fundamental, como a Argentina deu exemplo, no sentido oposto do Brasil que optou pela chave da anistia geral ao final da ditadura.

:: Justiça argentina atende pedido de central sindical e suspende reforma trabalhista de Milei ::

Porém, a eleição de Javier Milei nos mostra que o passado autoritário não está enterrado, e as medidas jurídicas de um tempo histórico não sustentam, por si, as barreiras de contenção da ascensão do fascismo.

Ações estratégicas estruturais

A convergência de fatores econômicos, políticos e sociais que operam como gatilho para a ascensão da extrema direita demandam daqueles que defendem a democracia não apenas medidas pontuais de efeito, notas de repúdio, atos políticos, mas ações estratégicas estruturais, que possam punir os grandes responsáveis, e não apenas os agentes de campo, e mudar a cultura política de uma população refém de personas públicas reacionárias, de celebridades com discursos de efeito, que mobilizam o ressentimento das massas.

Se podemos aprender com nossa história e a de países vizinhos, além do caso argentino, vale lembrar a primeira tentativa de golpe que sofreu Hugo Chavez, na Venezuela, em 2002.

A reversão da manobra política, militar e midiática se deu por meio da mobilização urgente de milhares de pessoas, por meio de rádios comunitárias, de mobilizadores com capacidade de agitação e organização em seus territórios, que foram capazes de se contrapor ao discurso de cobertura do golpe, e pela luta popular e com apoio de parte das forças armadas que não se subordinaram ao golpe, conseguiram reverter a prisão do presidente e a farsa da renúncia.

O que fazer?

No caso brasileiro, já aprendemos que não basta inflação controlada e PIB em crescimento para segurar o ímpeto golpista da direita brasileira.

Há trabalho a ser feito na construção de elos mais fortes com forças populares organizadas, que passa pelo diálogo com movimentos sociais – por meio não apenas do atendimento imediato de suas pautas, mas pela construção coletiva de um projeto popular; pelo investimento em parcerias sólidas com universidades e institutos federais e estaduais; pelo fortalecimento da rede nacional de comunicação pública e de redes locais e regionais de comunicação comunitária e popular.

O equívoco será medir o sucesso do governo pela comparação com a desestabilização do governo de extrema direita de Bolsonaro. Por essa régua o terceiro governo Lula sempre aparecerá bem na fita, entretanto, outro parâmetro se faz mais urgente: a avaliação do governo pela capacidade de suas medidas desmontarem ou enfraqueceram o neofascismo a tal ponto que ele não retorne mais forte como ameaça à democracia em curto ou médio prazo pelas vias legais ou ilegais.

:: Leia outros textos deste colunista aqui ::

*Rafael Villas Bôas é jornalista e professor da Universidade de Brasília.

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do Brasil de Fato.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino