Distrito Federal

Portas fechadas

Vistoria aponta que Teatro de Brasília está com apenas 40% de conclusão e carece de recursos

Fechado ao público desde 2014, as obras de revitalização começaram apenas no segundo mandato de Ibaneis

Brasil de Fato |
Teatro Nacional está com portas fechadas para o público desde 2014 - Marcelo Camargo/Brasil de Fato DF

Com ordem de serviço para início dos trabalhos iniciado há um ano, as obras do Teatro Nacional Claudio Santoro (Teatro Nacional de Brasília) está com apenas 40% das obras concluídas, segundo uma vistoria realizada no local pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nesta terça-feira (20).  Fechado ao público desde 2014, o teatro passa por obras de revitalização prometidas pelo governador Ibaneis Rocha desde seu primeiro mandato e ainda carece de recursos para conclusão.

O MPDFT  passou a acompanhar a execução das obras do complexo cultural do teatro e destaca que a expectativa de reabertura da sala é no segundo semestre de 2024.

Segundo a vistoria, as obras “estão dentro do cronograma físico e financeiro e já foram concluídos cerca de 40% de sua execução, com previsão de finalização para julho”. No entanto, o Ministério Público destaca que para a entrega de um cronograma é necessário a obtenção de recursos e a realização dos procedimentos licitatórios para a execução dos projetos. 

:: Ícone: entenda a relevância do Teatro Nacional para a cultura e a arquitetura de Brasília ::

O Brasil de Fato DF entrou em contato com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa para comentar o andamento das obras e a Pasta destacou que “já são 40% e a obra segue seu fluxo com toda devida adequação ao projeto e adaptações necessárias para segurança e acessibilidade”. De acordo com a Secretaria, a primeira etapa da obra está prevista para ser entregue em 2024 e se mantém no prazo.

Teatro Nacional 

Com portas fechadas ao público desde 2024, o Teatro Nacional só viu o início das obras de revitalização no segundo mandato do governador Ibaneis Rocha.  As obras estão sendo realizadas pela Novacap e pela Secretaria de Cultura e são para adequações em relação à acessibilidade e à construção de duas saídas de emergência, conforme exigências do Corpo de Bombeiros.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva