Rio de Janeiro

violência policial

Justiça do Rio condena policiais militares a 54 anos de prisão por mortes no Morro da Coroa

Seis pessoas foram assassinadas durante a incursão promovida pela PM na região central da cidade em 2009

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Denúncia do MPRJ destacou que os agentes agiram com violência desnecessária e não houve confronto - Carl de Souza/ AFP

Na última quarta-feira (8), a Justiça do Rio condenou três policiais militares a 54 anos de prisão pelas mortes de seis pessoas em 2009 no Morro da Coroa, no Catumbi, no centro da cidade. A decisão, que veio 14 depois dos crimes, classificou a conduta desses policiais como altamente reprovável, uma vez que também atingiram vítimas sem qualquer envolvimento com a criminalidade. 

Leia mais: 

Uma das vítimas foi o lanterneiro Josenildo Estanislau dos Santos, de 42 anos. Segundo laudo pericial da Defensoria Pública do Rio, ele foi morto com tiros de fuzil na nuca, à curta distância, sem qualquer possibilidade de reação. Desde então, seus familiares iniciaram uma jornada para coletar provas em busca da responsabilização dos policiais envolvidos na execução.

Na época, os policiais disseram que foram recebidos a tiros e a corporação registrou os casos como homicídios provenientes de auto de resistência. Porém, a denúncia ajuizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) destacou que os três policiais agiram com violência desnecessária e não houve provas de que eles foram atacados durante a incursão. 

Um trecho da sentença ressalta que os réus intimidaram moradores que poderiam servir como testemunhas, inclusive parentes das vítimas, a ponto de terem que deixar suas casas e pedir proteção das autoridades e agentes públicos comprometidos com a proteção de direitos humanos.

Edição: Clívia Mesquita