Distrito Federal

Diálogos

Família Hip Hop promove debate neste sábado (23) sobre racismo religioso e educação antirracista

Seminário acontece a partir das 14h em Santa Maria e finaliza com Festa de São Cosme e Damião

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Atividade é gratuita e acontece no Espaço Cultural Moinho de Vento - Divulgação

Intolerância religiosa e educação antirracista serão o tema de um Seminário que acontece neste sábado (23), a partir das 14 horas, em Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal.

Realizado pelo Núcleo de Formação Popular Família Hip Hop, a atividade tem como objetivo promover o diálogo sobre o enfrentamento ao racismo religioso e educação antirracista no território. Segundo mapeamento realizado em 2018 pela Fundação Palmares em parceria com o Projeto Geoafro da Universidade de Brasília (UnB), o DF tem 330 centros de religiões de matriz africana.

:: Resistência secular no DF: terreiros de religiões afro-brasileiras combatem racismo religioso ::

De acordo com a organização, “a Região Administrativa, alcançada pelo território do Quilombo Mesquita, abriga federações de umbanda e candomblés do DF e diversos grupos da cultura Hip-Hop sendo um espaço de resistência e enfrentamento ao racismo e ao apagamento da história negra”.

O primeiro painel “Experiências de Promoção de uma Educação Antirracista em Gama e Santa Maria” vai contar com a participação das professoras Flávia Costa, mestranda e quilombola de Mesquita, Mariana Almada, arte-educadora , teóloga, fotógrafa e psicanalista e, Ana Paula Pinheiro, pesquisadora e integrante do Grupo Consciência da UnB.

No painel sobre "Enfrentamento ao Racismo Religioso" participam o presidente da Associação das Tradições Culturais Afro-brasileiras de Goias (Atracar) Michael Laiso Felix, que executa o projeto Terreiro Legal sobre regularização de documentação de 30 terreiros na região do Entorno do DF e, Suelen Gonçalves, membro do Coletivo Família Hip Hop e professora da SEE DF e UnDF.

“Santa Maria é um território de história e resistência negra e para fortalecer o movimento convidamos a comunidade, professoras, professores, entidades de territórios tradicionais, de órgãos de defesa de direitos para participarem desses debates, temas tão importantes para que possamos descolonizar nossa história e partilhar as ações de enfrentamento ao racismo", observa a organização do Seminário.

Após os painéis, haverá uma festa de São Cosme e Damião com distribuição de doces arrecadados pelo Coletivo Família Hip Hop.

Seminário e celebração: Intolerância Religiosa e a Educação Antirracista

Sábado, 23 de agosto

14h

Espaço Cultural Moinho de Vento

Endereço: EQ 304\307 Conj. C Lote 01 (Atrás do CAIC) - Santa Maria

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva