Distrito Federal

Literatura

Com destaque para escritoras negras, UnB realiza 1ª Festa do Livro

Professoras Deborah Santos e Dione Moura inauguram a programação discutindo sobre mulheres negras cotistas

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
Professora Dione Moura é organizadora do livre á no seu tempo e vá até o final: mulheres negras cotistas no marco dos 60 anos da UnB - Arquivo UnB

Nesta semana será realizada a 1ª Festa do Livro da UnB, organizada pela Editora da Universidade de Brasília (UnB), com o intuito de reunir editores, escritores e leitores. A programação começa nesta terça-feira (19) e segue até a próxima quinta-feira (21), com diversas atividades no ICC Sul, Campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, em Brasília. 

O intuito da 1ª Festa do Livro da UnB é também chamada de “questão racial negra” presente na literatura de pensadoras e autoras negras brasileiras. Assim, as professoras Deborah Silva Santos e Dione Oliveira Moura inauguram a programação cultural com uma palestra na terça-feira, às 14h, com o tema: 'Vá no seu tempo e vá até o final: mulheres negras cotistas no marco dos 60 anos da UnB'.

De acordo com a organização, a iniciativa faz parte de um empenho da Universidade de Brasília em construir um mundo de igualdade de oportunidades para todos, independentemente da cor da pele ou da extração social. Por isso, o evento se reveste de grande importância ao dar seguimento a uma práxis crítico-política no esforço cotidiano de democratizar o conhecimento.

A Editora UnB escolheu o ano de 2023 para homenagear pensadoras e escritoras negras, com o objetivo de uma reescritura do Brasil, que se iniciou com o “Clube do Livro”, em curso, reunindo obras de nove escritoras negras, e conclui com o evento da Festa do Livro com o intuito de reunir escritores, leitores, estudantes, com o objetivo de estimular a leitura e incentivar a formação de leitores críticos capazes de interpretar e mudar o mundo.

A programação completa está disponível no site da Festa do Livro.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Márcia Silva