Distrito Federal

Luta sindical

Congresso Estadual da CUT no Distrito Federal acontece entre os dias 18 a 20 de agosto

Mais de 400 pessoas são esperadas na atividade que vai aprovar plano de lutas e nova diretoria

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
No último CECUT (2019) o evento levou o nome de “Lula Livre” - Allen Mesa

Delegados dos sindicatos filiados, observadores e convidados dos cerca de 80 sindicatos filiados participarão do Congresso Estadual da Central Única de Trabalhadores do Distrito Federal (CECUT). O evento, com o tema “Luta, direitos e democracia, que transformam vidas!”, vai ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Teatro do Sindicato dos Bancários de Brasília, na Asa Sul, em Brasília. 

De acordo com a CUT-DF o evento deve reunir mais de 400 pessoas. A programação do Congresso vai contar com painéis temáticos sobre o mundo do trabalho, debates sobre a conjuntura local e nacional, a aprovação do Plano de Lutas e eleição da nova diretoria da CUT-DF para o quadriênio 2023/2027.

“Vivemos uma conjuntura bem mais favorável à classe trabalhadora, mas que, ainda assim, demanda muita mobilização. Os últimos anos foram marcados pelo ataque sistemático aos trabalhadores e à democracia do nosso país, e nós resistimos” afirmou o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues. “Agora, com Lula presidente e a esperança de volta, precisamos reformular nossas estratégias de lutas para conquistarmos aquilo que nos foi tirado”, acrescentou Rodrigues. 

Durante o CECUT haverão ações para comemoração dos 40 anos da Central Sindical e aprovação do texto base com propostas para 14º Congresso Nacional da CUT ─ que acontecerá entre os dias 19 e 22 de outubro, em São Paulo.

O último CECUT aconteceu em 2019 e foi planejado enquanto Lula estava encarcerado em Curitiba. Por isso, o evento levou o nome de “Lula Livre”, um grito entoado pelo Brasil pedindo sua liberdade. Lula foi solto no dia 8 de novembro - primeiro dia de evento em 2019. 

CUT 40 anos

A Central Única dos Trabalhadores completa no dia 28 de agosto 40 anos, sendo a maior central sindical da América Latina e uma das maiores do mundo. A CUT tem uma história marcada pelo enfrentamento em defesa dos trabalhadores, da democracia, e com protagonismo nos principais eventos históricos do país. Para a comemoração desta  haverá diversas ações pelo país. 

Em Brasília haverá o lançamento da revista “CUT 40 anos: casos e causos do movimento sindical no DF”, que conta histórias de luta e resistência. No dia 25 de agosto a CUT-DF realizará o “Sextou nos 40”, um evento que deve reunir sindicalistas e militância CUTista para celebrar a história da Central, no Conic.

Além disso, a Câmara Legislativa do DF realiza no dia 4 de setembro uma homenagem à Central.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino