CONUNE 2023

Políticas para permanência estudantil nas universidades serão pauta do 59º Congresso da UNE

Com lemas de defesa da democracia e da América Latina, cerca de 10 mil estudantes se reúnem em Brasília

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Caravana do Amapá chega para participar do 59º Conune - UNE

Começou nesta quarta-feira (12) e segue até domingo o Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune). Esse é o maior congresso de estudantes do país e o primeiro pós-pandemia. O evento também vai realizar eleição de nova diretoria.

Para saber mais sobre o assunto, o Central do Brasil conversou com Manuela Mirella, da coordenação geral da UNE. A expectativa é de que estejam presentes mais de 10 mil estudantes de norte a sul do Brasil.

"Teremos debates, discussões e à noite um ato com o presidente Lula. Também teremos a presença do Pepe Mujica, é muito importante para a gente a defesa da América Latina e da democracia brasileira. Tenho certeza que daqui conseguiremos apontar os rumos para reconstrução do Brasil", disse Mirella.

"Tira a mão da Federal" e a "Aula é na Rua" são algumas das campanhas promovidas pelos estudantes durante o governo Bolsonaro, disse ela. "Nós estudantes estávamos nos laboratórios produzindo álcool 70, sequenciando genomas e fomos às ruas."

Ela ainda destacou algumas conquistas recentes da UNE como a recomposição orçamentária das universidades e a ampliação das bolsas de pesquisa e de formação.

Para o futuro, Manuela avalia que o grande desafio é a defesa da assistência estudantil para garantir que os estudantes permaneçam na universidade, com a aprovação do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAE) e renovação da lei de cotas vinculada à assistência estudantil. "E a defesa intransigente da reforma universitária vai ser também um debate fundamental para o próximo período."

Assista agora ao programa completo:

E tem mais!

Fiscalização 

Governo venezuelano faz operação contra garimpo ilegal na Amazônia.

Saúde em alerta

Desde o início do ano, o Peru registrou 182 pacientes com a Síndrome de Guillain Barré. Nossa reportagem conversou com a biomédica e neurocientista Mellanie Dutra para entender o que é a síndrome, como ela pode ser contraída e se o Brasil estaria preparado para lidar com um surto.

O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT, no YouTube do Brasil de Fato e pelas emissoras parceiras espalhadas pelo país. 

Edição: Nicolau Soares