Rio de Janeiro

oportunidade

No Rio, curso de produção cultural abre inscrições para pessoas não brancas, mães solo e trans

Iniciativa vai oferecer bolsa-auxílio de R$ 600 aos alunos que preencherem cada uma das 60 vagas; saiba mais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Aulas presenciais na TIjuca vão abordar temas como leis de incentivo à cultura, captação de recursos e elaboração de projetos para editais - Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A partir desta terça-feira (4) até o dia 15 de julho, o curso “Sementes – Caminhos para uma produção mais diversa”, voltado para agentes culturais não brancos do Rio de Janeiro, estará com inscrições abertas. A iniciativa é gratuita e vai oferecer bolsa-auxílio de R$ 600 aos alunos que preencherem cada uma das 60 vagas disponíveis. Do total, 12 serão destinadas às pessoas trans e travestis, pessoas com deficiência e mães solo.

Leia mais: 

As aulas começam no dia 22 de julho e vão até 20 de agosto no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca, zona Norte. O curso acontecerá sempre aos sábados e domingos, das 9h30 às 12h30, contemplando oito aulas e dois debates. As aulas vão abordar diversos temas pertinentes à atuação profissional da área como leis de incentivo à cultura, captação de recursos e elaboração de projetos.

Na edição de 2023, o curso terá aulas ministradas por professores com práticas de mercado, como Leila Maria Moreno, Cíntia Barreto, Paula Salles, Michelly Mury, Daniel Barboza e Natalia Simonete. Segundo a organização do curso, a proposta nasceu da vontade de democratizar o mercado de produção cultural a partir da diversidade dos seus agentes.

"A partir deste tipo de iniciativa, buscamos equilibrar um pouco mais essa balança e estimular esses alunos, alunas e alunes a buscarem seu lugar no mercado, oferecendo uma base de conhecimento sólida, pensada estrategicamente por pessoas que não só detêm o conhecimento, como o aplicam diariamente nas suas atividades”, afirma Felipe Valle, idealizador do projeto ao lado de sua sócia na Fomenta Soluções Culturais, Mariana Sobreira.

A iniciativa, que agora acontece presencialmente, teve sua primeira edição realizada no formato online em janeiro de 2021, em meio à pandemia. Todo o processo de inscrição é online e o critério de seleção será por ordem de inscrição.

A proposta é que todos saiam do curso, de alguma forma, motivados e seguros a abraçar as oportunidades que surgem no mercado. Além de criar redes e canais de difusão de conhecimento.

Nesta edição presencial, uma ex-aluna realiza a produção executiva, e o curso receberá três ex-alunas como debatedoras. “Já aconteceram coisas muito bacanas com os alunos , como o primeiro projeto aprovado em um edital, a primeira direção de produção, enfim. Muitas emoções e conquistas divididas naquele espaço”, relembra Mariana.

Serviço

Curso “Sementes – Caminhos para uma produção mais diversa”

Data: 22 de julho a 20 de agosto (sábados e domingos)

Horário: 9h30 às 12h30

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (Rua José Higino, 115 - Tijuca)

Inscrições gratuitas neste link.

Edição: Clívia Mesquita