Distrito Federal

Coluna

45 anos da ADUnB apontam para história de luta, resistência e futuro do movimento sindical

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Democracia só existe com direitos garantidos e é essa uma das razões da existência da ADUnB-S.Sind: a luta por democracia" - Foto: Ascom ADUnB-S.Sind
A luta pela universidade pública e pela carreira docente é ponto de partida deste Sindicato em toda

Em 24 de maio de 1978, 115 professoras e professores da Universidade de Brasília (UnB) firmaram um compromisso: se unir em defesa e luta por democracia e pelos direitos da categoria docente. Nascia assim, a Associação dos Docentes da UnB - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind).

45 anos depois, relembrar a trajetória do Sindicato não é apenas olhar para o passado, mas buscar o respaldo para ampliar as lutas por democracia em defesa da Educação Pública e dos direitos da categoria docente, sobretudo em momentos tão difíceis da história política do país com o avanço do fascismo.

A história da ADUnB-S.Sind, hoje Seção Sindical do ANDES-Sindicato Nacional, é uma história viva, que precisa ser contada, lembrada, rememorada para que não perca sua identidade forjada na luta e na resistência.

Desde o surgimento, a ADUnB-S.Sind já nasceu como meio para enfrentar a repressão militar, que assolou o país entre 1964-1984. Neste período, não foram poucos os ataques à Universidade, à categoria docente e seus alunos. Localizada no centro do poder político do país, a UnB representava um modelo de educação distinto do preterido pelos militares e neste período viveu quatro invasões importantes e severas: em 1964, 1965, 1968 e 1977. No ataque de 1968, o mais violento deles, agentes das polícias Militar, Civil, Política (Dops) e do Exército invadiram a UnB e detiveram mais de 500 pessoas na quadra de basquete da Faculdade de Educação. Sessenta delas acabaram presas.

As ameaças que assombraram a existência das universidades no período da Ditadura Militar, foram as mesmas que assombraram as universidades nos últimos anos com os cortes de orçamentos que fragilizaram o ensino, a pesquisa e a extensão no país.

Comemorar estes 45 anos da ADUnB-S.Sind é olhar para este passado como elemento inspirador para as lutas do presente, atentos para os desafios que desaguam no futuro, como a defesa da Universidade Pública. Defesa esta que é o grande papel da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília, que se propõe a ser um sindicato que além de organizar a categoria, seja também esse instrumento de luta para a garantia de direitos.

A luta pela universidade pública e pela carreira docente é ponto de partida deste Sindicato em toda sua história.

A Universidade de Brasília existe porque existiu também um movimento docente forte e articulado, que segue firme, representativo e combativo ao lado das lutas necessárias para que tenhamos uma sociedade justa, igualitária e sem discriminações. Afinal, a democracia só existe com direitos garantidos e é essa uma das razões da existência da ADUnB-S.Sind: a luta por democracia.

:: Leia outros textos desta colunista aqui ::

*Diretoria da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB - S. Sind. do ANDES-SN)

**Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do Brasil de Fato.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino