Distrito Federal

Educação

Silvio Almeida fala sobre assuntos transversais aos direitos humanos na UNB

Ministro participará de aula inaugural que marca retorno às aulas na Universidade

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Aula inagural sobre "Direitos Humanos, Estado e Crise" acontece nesta segunda-feira (27), às 17h, na UnB - Foto: Clarice Castro/MDHC

O retorno às aulas da Universidade de Brasília (Unb) começa oficialmente na terça-feira (28), mas nesta segunda-feira (27), acontece uma aula inaugural com o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida, às 17h, no auditório da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB). O evento será transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube.

A aula tem como tema "Direitos humanos, Estado e Crise" e o ministro pretende abordar assuntos transversais aos direitos humanos, como pluralidade da população brasileira, enfrentamento aos preconceitos, cultura e ancestralidade.

Silvio Almeida é professor universitário, filósofo, escritor e advogado, com atuação no setor jurídico por mais de duas décadas em direitos humanos. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com dois pós-doutorados pela instituição – em Economia e em Direito. Ele se destacou pelos estudos nas áreas de direito, filosofia, economia política e relações raciais e em 2019 publicou um de seus livros mais conhecidos: Racismo Estrutural,

Em sua palestra no #InspiraUnB, o ministro pretende abordar questões relacionadas ao trabalho que realiza a frente do MDHC. Silvio Almeida também quer deixar uma mensagem de "coragem, afeto e resistência" aos jovens ingressantes na UnB. 

A programação de recepção dos estudantes deste semestre conta com atividades na ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC Sul), com oficinas vivências de artes e tour pelo campus Darcy Ribeiro. Também haverá apresentações culturais com shows previstos do cantor Marcelo Café e a banda Lucas Antunes Trio, selecionada no edital cultural de boas-vindas.

Com informações da Secretaria de Comunicação da UnB.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino