Distrito Federal

Transporte

Metroviários do DF se juntam a mobilização contra privatização

SindMetroDF diz que Ibaneis parou de investir na manutenção e expansão das linhas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Manifestação dos metroviários em Brasília - Divulgação/Fenametro

Os funcionários do Metrô do Distrito Federal se juntaram ao protesto dos metroviários de Belo Horizonte realizado nesta terça-feira (28), na Praça dos Três Poderes em Brasília, contra o processo de privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizado pelo governo Bolsonaro. Apesar de não fazer parte da CBTU, o Metrô do DF também está em processo de privatização a partir de um edital lançado pelo governador afastado Ibaneis Rocha (MDB), ainda em 2019.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviários do Distrito Federal (SindMetroDF) é contrário a privatização do Metrô e aponta irregularidades do edital publicado por Ibaneis. “Esse período que o edital está correndo já foram apontadas várias irregularidades encontradas no edital que torna inviável o processo de privatização nos moldes que está” defendeu a secretária de Comunicação e Mobilização do SindMetroDF Neiva Lopes.

De acordo com a secretária de Comunicação, o atual governo tem feito uma opção de não investimento no Metrô, o que segundo ela tem acarretado o aumento de despesas. “O governo Ibaneis não investiu no Metrô com o argumento de que diminuiu o número de passageiros na pandemia, mas houve aporte financeiro para os empresários do transporte rodoviário, que também teve redução de passageiros”, disse Neiva, alegando que falta investimentos em manutenção e na expansão das linhas.

Interrupção do serviço

Nesta terça-feira as estações do Metrô de Brasília amanheceram de portas fechadas. De acordo com nota do Metrô DF as interrupções ocorreram em razão de ações de vandalismo que provocaram o rompimento das fibras dos trens, mas garantiu que equipes de manutenção estavam trabalhavam desde o início do dia para o restabelecer o sistema. A Secretaria de Mobilidade informou que foi determinado um reforço nas linhas de ônibus para suprir a demanda do Metrô.

O Metro do DF é um dos maiores do país, com uma extensão de 42,38 km que liga a região administrativa de Brasília às regiões administrativas do Guará, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. São 27 estações em funcionamento, transportando uma média diária de 160 mil passageiros. De acordo com o SindMetroDF  o Metrô do DF conta com quase 1.300 empregados.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino