Distrito Federal

Coluna

Expandir horizontes, respirar outros mundos

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Olhar para o mundo por meio de vários olhares é essencial para a criação" - Foto: Thais Mallon
A leitura emancipa, liberta e transforma

Ler é fundamental para fazer teatro. Quando um trabalho começa damos início à uma grande jornada de leitura. Olhar para o mundo por meio de vários olhares é essencial para a criação. Atuar está longe de ser apenas talento como dizem por aí. É trabalho que exige dedicação e muito estudo. A leitura, sem dúvida, é o primeiro passo. Porta de entrada no mundo do espetáculo que está por vir. É estrutura, base.

Não é fácil criar hábito de leitura. Exige um tanto de disciplina que na correria da vida é difícil manter. Mas depois que se cria o tal do hábito é muito, muito revolucionário. Porque de verdade a leitura emancipa, liberta e transforma.

Sabemos que ler é importante. Assim como sabemos que comer muito açúcar faz mal. Que tempo excessivo em telas não é legal. Que exercício físico é fundamental. E mesmo sabendo a gente vacila um bocado. Coisas da vida. Contradições fazem parte. Mas sempre é tempo de tentar começar, recomeçar e CRIAR HÁBITO. Devagar. Sem afobar. Pouco a pouco.

Início de ano é ótimo para focar em novos processos. Esse texto é um convite à leitura. No seu tempo. Do seu jeito. Sem ter que se transformar em uma pessoa que devora livros do dia pra noite. Vamos devagar para ser gostoso! Porque assim a tendência de se tornar um hábito é maior.

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar” (Rubem Alves)

Uma lista com dicas é bacana, né?

Seguem sete dicas preciosas para quem deseja fazer da leitura um hábito:

1. Procure livros que tragam assuntos que você gosta. Não precisa ler de início o livro que todo mundo já leu, aquele grande clássico. Uma leitura densa para quem está meio enferrujado(a) pode ser um caminho para a desistência. Persistir é relevante na criação de um hábito.

2. Estabeleça metas reais. 10 páginas por semana? É o que você consegue realizar? Pronto. É sempre melhor ler algo do que não ler nada.

3. Se possível prepare o lugar para a leitura. Pense com carinho nesse ambiente. Uma luz bacana, posição confortável para ser um momento agradável.

4. Para quem está sem ler há muito tempo, livros com letras não tão pequenas podem ser mais interessantes. Isso pode parecer bobeira, mas sentir que a leitura está evoluindo é valioso para quem está começando ou recomeçando.

5. Se começar um livro e detestar (isso pode acontecer!) passe para outro. De repente não é o momento para aquele livro. Insistir pode fazer com que você associe leitura a algo chato e cansativo. Desistir às vezes é necessário.

6. Peça indicação de livros para pessoas que te conheçam e saibam o que você gosta. Ouvir alguém contando a história de um livro com empolgação é um grande incentivo para a prática.

7. Compartilhe com outras pessoas o livro que está lendo. Se possível convide alguém para ler junto e dialoguem sobre a leitura. É prazeroso dividir impressões, reflexões e conversas sobre livros sempre puxam outros livros!

Com essas dicas e com muito carinho a Cia Burlesca deseja um 2023 de alegrias e aprendizagens para todas, todos e todes! Que tenhamos sabedoria para alimentar hábitos saudáveis e revolucionários como a leitura!

:: Leia outros textos desta coluna ::

*A Cia Burlesca é uma companhia de teatro político do Distrito Federal.

**Este é um artigo de opinião. A visão da autora não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato DF.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino