Distrito Federal

Luta

Levante Feminista Contra Feminicídio convoca ato para dia 25

Mobilização em resposta às estatísticas alarmantes de violência contra mulher acontecerá às 12h, na praça do Buriti

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Jogral em memória às 32 mulheres vítimas de feminicídio no DF e Entorno entre 2022 e o início deste ano - Bianca Feifel

Em encontro realizado nesta quarta-feira (18), no Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), o Levante Feminista Contra Feminicídio DF e Entorno definiu um ato, a ser realizado no próximo dia 25, às 12h, na Praça do Buriti. A mobilização acontece em resposta às estatísticas alarmantes de violência contra a mulher.  Apenas na primeira semana deste ano, o DF já registrou o mesmo número de feminicídios que todo o mês de janeiro de 2022.  

O encontro, que aconteceu em formato híbrido e está disponível no YouTube, reuniu movimentos feministas, professoras e mulheres representantes do poder político e judiciário. 

Uma saudação à orixá Oxum, performada por Margareth Rose, abriu o evento. Em seguida, foi feita a leitura de um manifesto de denúncia contra a naturalização e o enraizamento da violência contra mulher na sociedade, finalizada por um jogral homenageando as 32 mulheres vítimas de feminicídio no DF e Entorno entre 2022 e janeiro deste ano.  

“Ao nomear o feminicídio, apontamos o caráter não acidental das violências que culminam na morte de mulheres - sobretudo pretas e pobres -, indicamos a necropolítica de gênero e a corresponsabilidade do Estado na violação dos Direitos Humanos de Mulheres e de Crianças, pois o feminicídio produz orfandades dolorosas”, afirma o manifesto.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino