Distrito Federal

Cultura Popular

Festejo tradicional de São Sebastião termina nesta sexta-feira (20)

Bumba Maria Meu Boi, Larissa Umaytá e a Escola de Samba Bola Preta são algumas das atrações

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
São Sebastião é celebrado hoje, dia 20 de janeiro - Webert da Cruz

Termina nesta sexta-feira as comemorações pelo dia de São Sebastião, que se comemora no dia 20 de janeiro, realizadas pelo Centro de Tradições Populares em parceria com o Instituto Rosa dos Ventos, fomento da Secretaria de Cultura do DF e da Fundação Cultural Palmares.

A celebração do santo, que acontece gratuitamente na região administrativa de Sobradinho, no Centro de Tradições Populares, iniciou com o lançamento do Museu em homenagem à cultura produzida por Seu Teodoro no Distrito Federal. O evento continua com a Procissão do Andor, o derrubamento do mastro e  apresentações artísticas. 

Guará Freire, um dos produtores do evento e filho do Seu Teodoro, fundador da festa no DF, conta que os rituais de festejo de São Sebastião tiveram início no dia 10 de janeiro. “Todos os dias, a partir das 19h, tinha a ladainha, que é uma reza para São Sebastião. Ocorreu tudo perfeitamente. Os donos das novenas estavam presentes. Foi marcante.” 

Ele conta ainda que na cerimônia de derrubamento do mastro as frutas que enfeitam são divididas entre os presentes para consumo em casa em simbolismo à fartura. Essa cerimônia tem origem no sincretismo dos ritos indígenas e católicos desde o período de colonização.

A programação cultural de encerramento do festejo terá apresentações musicais do Bumba Maria Meu Boi, Larissa Umaytá, Bola Preta de Sobradinho e os grupos da casa. Segundo Freire, todos os artistas divulgados desde o início da festa estão confirmados, porém houve alteração nos horários das performances.

“A única coisa que mudou foi que a Escola de Samba Bola Preta brinca no horário do Tambor de Crioula, e o Tambor de Crioula brinca no horário da Escola de Samba. O restante segue como planejamos e Viva São Sebastião!”, vibra.

Programação - 20 de janeiro

16h - Lançamento do Museu do Boi de Seu Teodoro;
17h - Procissão com Andor - São Sebastião;
18h - Derrubamento do Mastro de São Sebastião;
19h - Bumba Maria Meu Boi;
20h - Tambor de Crioula de Seu Teodoro;
21h - Larissa Umaytá;
22h - Boi de Seu Teodoro;
23h -  Bola Preta de Sobradinho.
00h - Encerramento.
Festa de São Sebastião e lançamento do Museu do Boi de Seu Teodoro
Local: Centro de Tradições Populares de Sobradinho - Quadra 15, Área Especial N° 02
Entrada gratuita

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino