Distrito Federal

pandemia

Média móvel de casos de covid-19 triplica no DF 

Taxa de transmissão segue alta, mas internações e óbitos não crescem

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Independentemente de qualquer normativa dos governos, os médicos seguem recomendando o uso de máscaras e a vacinação para que as pessoas se protejam contra a covid-19 - Ricardo Wolffenbuttel / Agência Brasil

A média móvel de casos de covid-19 no Distrito Federal está em 171,7 infecções por dia, informou nesta sexta-feira (18) a Secretaria de Saúde, no boletim para atualizar dados da pandemia na capital do país. Esse número é mais de três vezes superior ao da média móvel de infecções detectada na semana passada, que era 55,3 casos por dia.

Segundo a pasta, é um reflexo da taxa de transmissão (Rt), que subiu nos últimos dias e atualmente está em 1,23. O número indica que cada 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para outras 123 e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aponta para uma expansão da pandemia. 

"A Secretaria de Estado de Saúde do DF tem observado um aumento da taxa de transmissão R(t), que é reflexo do aumento da média móvel do número de casos. No entanto, o aumento não refletiu no número de internações e ocorrências de óbito", informou o órgão. De fato, o DF não tem registrado óbitos em decorrência da covid-19 ao longo das últimas semanas. Além disso, a ocupação de leitos exclusivos para adultos com covid-19 está em cerca de 57% na rede pública.

:: Sintomas de gripe? Saiba onde fazer teste gratuito para covid-19 ::

"A pasta reforça que a taxa de transmissão não é o único indicador utilizado para definição do cenário epidemiológico. É essencial avaliar em paralelo a média móvel de casos e de óbitos, o percentual de positividade, o número de casos ativos, entre outros indicadores", esclareceu a Secretaria, em nota enviada à reportagem. 

Desde o início da pandemia, 846.604 casos de contaminação foram registrados no DF. Destes, 831.842 se recuperaram (98,4% do total) e 11.832 pessoas morreram. Há cerca de 2,9 mil casos ativos da doença neste momento na capital federal.

Vacinação 

A principal forma de se prevenir o agravamento da doença e reduzir as hospitalizações é a vacinação em massa. Entretanto, há quatro meses o Governo do DF (GDF) não amplia a aplicação da segunda dose de reforço, atualmente limitada ao público de 40 anos ou mais e profissionais de saúde.

O vacinômetro da Secretaria de Saúde do DF mostra que o segundo reforço chegou para apenas 601.132 pessoas, o que representa aproximadamente um quarto da população (25%). O número de pessoas com a primeira dose de reforço aplicada é de cerca de 1,4 milhão, o que representa metade (50%) do público-alvo.

"Diante da baixa procura pela vacinação contra a covid-19, a pasta também tem intensificado as ações de busca ativa, como o carro da vacina, e de vacinação aos finais de semana, além da disponibilização de testes rápidos nas unidades básicas de saúde. No início da vacinação contra o coronavírus, a pasta chegou a aplicar 100 mil doses por semana. Atualmente, são realizadas cinco mil aplicações por semana", informou a pasta.

Proteção

Sobre o uso de máscaras, a Secretaria informou que, por enquanto, não haverá obrigatoriedade do uso, mas recomenda que as pessoas usem o acessório sempre que julgarem necessário para evitar riscos. 

"A Secretaria de Saúde reforça que o uso de máscaras já faz parte da etiqueta respiratória adquirida pela população nos últimos dois anos. Ou seja, os cidadãos devem utilizar o acessório quando julgar necessário para evitar a contaminação. No caso de sintomas gripais, o cidadão deve utilizar o acessório e buscar o acesso a uma unidade de saúde para realizar a testagem. Se positivo para covid-19, é necessário o isolamento por até sete dias. Cidadãos com sintomas - mesmo após o período de isolamento - devem retornar ao serviço de saúde".

Pessoas com sintomas podem realizar testagem gratuita na rede pública.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino