Distrito Federal

Ocupação

Prédio abandonado é transformado em lugar de acolhimento para mulheres em situação de violência

A ocupação surge do vácuo de assistência deixado pelos quase cinco anos de fechamento da Casa da Mulher Brasileira

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Ocupação nasceu em um prédio abandonado há mais de 10 anos, que foi limpo e revitalizado pelo Movimento, recuperando sua função social. - Foto: Nayá Tawane e comunicação Movimento Olga Benário

O Movimento de Mulheres Olga Benário realizou nova ocupação de mulheres, desta vez no Distrito Federal. A Casa Ieda Santos Delgado é a 13ª ocupação do Movimento, e a primeira do Centro-Oeste. Localizada no Guará II, a Casa é um espaço de acolhimento e apoio para mulheres em situação de violência doméstica. 

A ocupação nasceu em um prédio abandonado há mais de 10 anos, que foi limpo e revitalizado pelo Movimento, recuperando sua função social. Além de receberem abrigo, atendimento jurídico, psicológico e assistencial, as mulheres acolhidas participarão de atividades culturais e oficinas de formação. 

Segundo Thaís Oliveira, coordenadora da Casa Ieda, a ocupação surge do vácuo de assistência deixado pelo fechamento da Casa da Mulher Brasileira e da necessidade de acolher as vítimas de violência doméstica no DF.

“Os números da violência doméstica no Brasil e no DF são muito alarmantes. No DF, por exemplo, no ano de 2021, em plena pandemia, 25 mulheres foram assassinadas por serem mulheres, ao mesmo tempo em que, pelo menos 130 mulheres foram assassinadas enquanto a Casa da Mulher Brasileira, na Asa Norte, ficou fechada. São quase cinco anos que ela está fechada”, explicou. 

Semanalmente, a Casa Ieda contará com programação de oficinas culturais e práticas oferecidas por profissionais voluntários. Para esta semana, estão programadas oficinas de yoga e técnicas de respiração, curso de criação de sites, exposição sobre saúde mental e capitalismo, além de um aulão de pré-Enem para as mulheres que realizarão a prova.

A Casa foi batizada em homenagem à Ieda Santos Delgado, formada em ciências jurídicas e sociais pela Universidade de Brasília em 1969. Ieda foi militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) durante a ditadura militar. Devido à sua atuação política, que se iniciou ainda no movimento estudantil, foi presa pelo regime em abril de 1974, quando desapareceu. A Comissão Nacional da Verdade concluiu que Ieda foi torturada, morta e enterrada pelos militares.

Saiba como contribuir com a Casa Ieda Santos Delgado

A ocupação recebe doações de itens de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, colchões, roupas de cama, eletrodomésticos, entre outros (a lista de itens necessários está disponível no Instagram do movimento. Além disso, doações podem ser feitas via Pix, por meio da chave [email protected]. Neste mesmo email, você pode contribuir oferecendo seus serviços voluntários.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino