Pernambuco

Fome

Projeto Territórios Solidários atua pelo fim da insegurança alimentar nas famílias rurais

Ação é desenvolvida pelo SESC e une solidariedade e formação para gerar emprego e renda

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Projeto Territórios Solidários tem atuado no Povoado Arraial - Reprodução/Sesc Maranhão

Desde a pesquisa de orçamentos familiares de 2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), muitas famílias já vinham migrando dos níveis de menor gravidade de insegurança alimentar para os de maior gravidade. O segundo inquérito nacional sobre insegurança alimentar no contexto da pandemia da covid-19 no Brasil, da Rede Penssan, mostra que a insegurança alimentar está presente em mais de 60% dos domicílios das áreas rurais.

O descaso com as populações rurais, associado ao desmonte das políticas de apoio às populações do campo, da floresta e das águas, continua impondo a fome e essa é uma trajetória que mostra que o direito humano à alimentação adequada vem sendo sistematicamente violado.

Leia: 28º Grito Nacional dos Excluídos leva milhares de pessoas às ruas do Recife

No Maranhão, o SESC tem implantado ações que visam reduzir os impactos sociais agravados pela pandemia da covid-19. O Projeto Territórios Solidários tem atuado no Povoado Arraial, em São Luís, promovendo a redução da insegurança alimentar e nutricional, como explica Roberta Ribeiro, a coordenadora do Mesa Brasil SESC.

“Através do programa Mesa Brasil que já tem a expertise de 19 anos em complementar refeições de pessoas em situação de vulnerabilidade social, esse projeto veio para ajudar essas pessoas na geração de emprego e renda, produção de hortas comunitárias, quintais produtivos e tudo que envolve a questão da segurança alimentar e nutricional”.

Leia: Em Minas, colégios Sesc estão com inscrições para vagas do programa de gratuidade abertas

Geração de renda

Por meio da realização de oficinas voltadas para geração de renda e ampliação das possibilidades de alimentação, o SESC une a solidariedade com a formação agroecológica.

 “Uma das oficinas é sobre horta comunitária. Essa oficina conta com aulas teóricas e práticas sobre a montagem e a manutenção de uma horta comunitária pelos alunos dentro do território local. Outra oficina que foi desenvolvida com esse grupo foi a oficina de quintais produtivos que são sistemas que integram vários subsistemas, como jardins, hortas, fruteiras, plantas medicinais, criação de pequenos animais e adubação orgânica. Ao final cada aluno recebeu um kit de jardinagem e cesta básica”, destaca Roberta.

O Projeto Territórios Solidários acontece até novembro com a realização de mais seis oficinas para a comunidade, além da estruturação de uma cozinha solidária e hortas comunitárias. Para conhecer o projeto e se tornar um doador ou voluntário, acesse: sescma.com.br

Leia: Por uma agenda agroecológica: articulação em rede cobra compromissos de candidatos e candidatas

Edição: Vanessa Gonzaga