Distrito Federal

Incêndio

Combate às chamas no Parque Nacional de Brasília chega ao quarto dia seguido

Imagens de satélite mostram que fogo atingiu área equivalente a 2 mil campos de futebol

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Chamas atingiram 2 mil hectares do Parque Nacional de Brasília - Evaristo Sa/AFP

O combate ao incêndio no Parque Nacional de Brasília entra no quarto dia nesta quinta-feira (8). O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) destinou na manhã de hoje mais duas equipes ao local, totalizando 40 militares em campo.

Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também atuam no combate às chamas.

Imagens de satélite utilizadas pelo instituto para monitorar os estragos mostram que o fogo atingiu uma área equivalente a 2 mil campos de futebol – mais de 2 mil hectares. A unidade de conservação possui uma área total de 40 mil hectares.

O incêndio começou na última segunda-feira (5). No dia seguinte, ICMBio e Bombeiros chegaram a afirmar que a situação estava sob controle. Hoje, a corporação informou que vai realizar um sobrevoo no parque para averiguar os estragos e que “as chamas estão controladas, mas os grupos atuam na correta extinção de focos de calor”, afirma em nota.

Ainda segundo o ICMBio, não foram encontrados animais de grande porte mortos por causa das chamas. Ontem, bombeiros encontraram um lobo-guará andando desorientando em meio às cinzas. 

O órgão de proteção ambiental informou ainda que as causas do incêndio estão sendo investigadas e que técnicos trabalham para tentar chegar à origem do fogo.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino