Distrito Federal

Previsão do tempo

Agosto já registra umidade abaixo de 20% no Distrito Federal

Período sem chuvas soma 90 dias na capital do país; exercícios ao ar livre devem ser evitados

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Inmet emitiu alerta de tempo seco no Distrito Federal, em que umidade relativa do ar já registra índices abaixo de 20% este mês - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O mês de agosto começou e já é possível sentir aumento do calor e piora na seca. Nesta sexta-feira (5), a capital registrou o dia com a maior temperatura desde o início do inverno: 31,2 graus Celsius, medida pela estação do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) em Águas Emendadas (norte do DF). 

Já a umidade, que variava entre 25% a 30% em julho, registra índices abaixo de 20%, o que deve ficar cada vez mais frequente ao longo das próximas semanas, e por dias consecutivos. 

"Agosto começa realmente a ficar mais seco. A umidade fica abaixo dos 20%, como registramos nos últimos dias em regiões como o Gama e o Paranoá, com 17%. As temperaturas também ficarão mais altas, variando de 14 graus de mínima a mais de 30 graus de máxima ao longo do dia", explica Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

No aviso meteorológico mais recente, o Inmet alerta para umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, com maior risco de incêndios florestais e à saúde das pessoas. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz devem se tornar mais comuns no período. 

Além de beber bastante líquido ao longo do dia, atividades físicas são desaconselhadas neste período, especialmente aquelas ao ar livre e as praticadas nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 15h, por exemplo. É recomendado o uso de hidratante de pele e a manutenção de ambientes umidificados.  

Quando vai chover

A capital do país completou nesta sexta-feira 90 dias sem chuva. A última ocorreu em maio. O sistema de alta pressão atmosférica que paira sobre a região central do país impede a formação de nuvens de chuva, o que mantém céu limpo. Apesar disso, diferentemente do mês anterior, agosto deve ter ocorrências de pancadas de chuva isoladas. A média de precipitação prevista para este mês está em 15,3 milímetros (mm). Em julho, era de 1,5 mm, o que na prática significa chuva zero.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino