Distrito Federal

Prevenção

UnB instala botões de segurança em seu principal campus universitário

Equipamento permite acionar Central de Segurança e agilizar atendimento de ocorrências

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Botões de segurança serão instalados em diferentes pontos da UnB para agilizar o atendimento em situações de emergência - Secom/UnB

A Universidade de Brasília (UnB) inaugurou nesta quinta-feira (4) os dois primeiros postes de segurança no campus Darcy Ribeiro. Os equipamentos contam com um botão que aciona diretamente a Central de Segurança da instituição em situações de emergência.

O objetivo deles é estabelecer um canal de comunicação direto com a equipe que atua na central de videomonitoramento. A ideia é que pelo 20 botões desses sejam instalados em diferentes pontos da UnB.

No mês passado, o estupro de uma estudante em pleno campus revoltou a comunidade acadêmica. Após o crime, uma grande manifestação mobilizada pelas alunas percorreu a universidade e cobrou a adoção de medidas adicionais de segurança.

Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, denúncias de assédio sexual e casos de estupro já eram frequentes na universidade desde antes da pandemia, mas após a volta às aulas, a segurança e a iluminação na UnB ainda são insuficientes.

:: "Não aguentamos mais": após caso de estupro na UnB, estudantes convocam atos e exigem segurança ::

De acordo com a UnB, estes dois pontos fazem parte dos corredores de segurança, sistema instituído em 2018 que contempla cinco trajetos nas principais vias do campus, interligando os prédios administrativos e acadêmicos à Casa do Estudante e às avenidas L2 e L3 Norte. Os trechos receberam reforço na iluminação e no quantitativo de profissionais de segurança.

O vice-reitor da universidade, Enrique Huelva, informou que futuramente todos os cinco corredores serão contemplados com os novos equipamentos para que a comunidade universitária se comunique de maneira direta com a equipe de segurança da instituição.

Ao todo, serão instalados 20 postes com os botões e sinalizados, distribuídos por todos os campi.


Ao acionar o botão, o usuário será atendido por meio de um interfone pela central de segurança da UnB, que funciona 24h / Secom/UnB

“Cada corredor de segurança terá um poste [com o botão]. São espaços que tradicionalmente representam maior risco para nossa comunidade”, explica o vice-reitor, que preside o Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança na UnB, instituído no fim de 2017 para o planejamento de ações nessa área.

A proposta de implantação dos botões foi apresentada ao Comitê de Segurança pela Diretoria de Manutenção, Reparos e Transportes (Dimat), e os equipamentos foram produzidos com uso de materiais e mão de obra da própria universidade.

Além dos botões, também foram instaladas câmeras de longo alcance em todos os corredores de segurança e nas entradas do campus Darcy Ribeiro. Os equipamentos já estão em funcionamento e conseguem captar imagens de todas as vias.

Funcionamento

Os postes com botões de segurança terão uma câmera de videomonitoramento. Ao acionar o botão, o usuário será atendido por meio de um interfone pela central de segurança da UnB, que funciona 24h. O profissional que responder ao chamado vai identificar o local de origem da ocorrência, ouvir o relato do usuário e tomar as providências necessárias.

“Vamos ter uma câmera focada no botão, para que o vigilante consiga ver o que está acontecendo e acionar a vigilância motorizada”, explica o prefeito da UnB, Valdeci da Silva Reis. “Em poucos minutos a ocorrência será atendida”, completa.

Durante o atendimento, o profissional poderá inclusive acionar corpo de segurança externo à universidade, como Bombeiros, Samu ou Polícia Militar, depender da situação.

*Com informações da Secom/UnB

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino