Distrito Federal

Futebol Feminino

Real faz história ao se classificar para a segunda fase do Brasileirão

O time derrotou o Cresspom em um clássico e ainda garantiu a sexta posição na tabela na penúltima rodada.

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Clássico brasiliense Real Brasília x Cresspom aconteceu na Vila Planalto - Foto: Juliocsphoto / Real Brasília

O  Real garantiu na tarde de 3 de agosto a classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Feminino com a vitória de 3 x 1 sobre o Cresspom. Com o resultado, ocupa agora a sexta posição na tabela.

Chegar ao mata mata da competição é um feito inédito para o clube, porém ainda almejam terminar a primeira fase na quinta colocação vencendo o Atlético Mineiro, no domingo, 7, às 11h, e torcendo por um tropeço do Flamengo.

Na próxima partida, o Real jogará fora de casa, no Sesc Alterosas, em Minas Gerais e não contará com o incentivo da torcida, que compareceu ao clássico brasiliense no Estádio Defelê.

A atleta Vivian ressaltou a importância do clássico e afirmou que a equipe já está pensando no próximo jogo.

"Sabíamos da importância do jogo. A equipe trabalhou bastante. Hoje significava muito para nós porque é um marco não só para o clube, mas também para o Distrito Federal. Então sabíamos da importância da vitória e da classificação. A vitória veio para coroar o trabalho bem feito e agora é pensar no Atlético para ficar em uma boa posição na tabela", diz a atleta.

Vivian acredita que ao trabalhar um passo de cada vez a equipe poderá chegar mais longe no campeonato. 

"Entramos no campeonato almejando essa classificação. Era um sonho para nós e alcançamos. Agora é trabalhar forte, porque não queremos nos contentar com isso. Queremos chegar a uma semifinal e com um passo de cada vez, quem sabe chegar a uma final", acredita. 

Já o Cresspom, está rebaixado para a divisão Série A 2 do Brasileirão Feminino. O técnico Robson Marinho disse que mesmo desclassificada a equipe sempre procura resultados e anunciou recomeço para o time no Candangão 2022. 

"Viemos para este jogo na condição de rebaixados, mas nada nos impediu de cumprir o compromisso com dignidade e tentarmos o melhor placar. Não veio, mas agora representa um recomeço para nós. Nesta partida contra o time Ferroviária faremos uma grande exibição e procuraremos a retomada no Candangão 2022, para quem em 2023 voltemos a conseguir o acesso para 2024", diz.

O jogo

A jogadora Sassá inaugurou o balanço das redes, aos três minutos de jogo, ao converter o gol cobrando a falta realizada por Camila em cima dela logo no início do primeiro tempo.

O segundo tento veio logo a seguir em uma cobrança de escanteio. Sassá bateu. Com visão de jogo, observou a boa posição da jogadora Daniela que converteu o segundo ponto. 

Ainda no primeiro tempo, aos 14 minutos, o Cresspom reagiu ao converter o único gol do time nesta partida. Keké chutou antes da grande área e pontuou. 

No segundo tempo, o Cresspom voltou decidido ao empate. Por quatro vezes, quase conseguiram converter. O técnico do Real Brasília, Adilson Barbosa, vendo a pressão da equipe adversária fez substituições que foram decisivas para o resultado final. 

Na segunda tentativa de ataque do Real, já modificado, aos 21 minutos, Marcela recebeu um cruzamento por baixo de Maria Dias e fez o terceiro gol do time encerrando o balanço das redes na tarde do clássico. O resultado final foi de 3 x 1 para o Real Brasília. 

Candangão

Nesta sexta-feira, 5, acontece a reunião do conselho arbitral que decidirá os rumos do Candangão 2022. Até o momento, sabe-se que 08 times já estão confirmados para a competição, porém o anúncio oficial será realizado na reunião de decisão. 

Na mesma oportunidade será anunciado o calendário de jogos e a data de estreia do campeonato candango feminino de futebol, que deve ter início no mês de setembro. 

O Real Brasília é o atual dono da taça. A equipe segue no Brasileirão, mas vem com tudo para brigar pelo tetracampeonato. Vivian ressaltou a importância de defender o título. 

"O Candangão vai ser importante para nós também. A gente vem para defender o título. Já fomos três vezes campeãs e não queremos nada diferente disso, então com certeza viremos fortes para conquistar mais este título", declara.

O técnico Robson Marinho acredita que com a reformulação do time, será o recomeço para apresentar novidades no Candangão.

"Várias jogadoras saíram que é o processo natural do futebol, ter essa rotatividade, e outras também chegaram. Estamos em um recomeço, um novo ciclo e estamos procurando uma reformulação. Isso vai acontecer nestes próximos dias na pré-temporada e no Candangão esperamos apresentar várias novidades", conclui.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino