Distrito Federal

Conexões poéticas

Afro Talks propõe diálogo sobre a poesia como combate à intolerância

Nesta quinta-feira (4), a partir das 19h30, a convidada será a escritora e advogada Luciene Nascimento

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Luciene Nascimento é autora do livro "Tudo nela é de se amar" - Divulgação

Nesta quinta-feira, 4, a partir das 19h30, a escritora Luciene Nascimento, autora do livro "Tudo nela é de se amar" participará do projeto Afro Talks no auditório do Museu Nacional da República, região central de Brasília.

Luciene conversará com o público sobre o tema "Poesia no Combate à Intolerância" tratando da experiência em ser uma mulher negra, escritora, poetisa, maquiadora, advogada e vice-presidente da Comissão da Igualdade da OAB em Barra Mansa no Rio de Janeiro.

Para a escritora, estar em Brasília pela primeira vez é especial, por considerar importante discutir temas caros para a população negra próximo aos espaços institucionais que legislam o país. Para além disso, dialogar sobre isso na perspectiva da poesia torna possível preencher algumas lacunas impostas pelo racismo, por exemplo.

"Meu trabalho traz a arte e a poesia como perspectiva. Um instrumento muito potente para diversas conexões. De uma maneira, por vezes até impensada, a poesia chega trazendo um tipo de informação que vai ser escutada num primeiro momento de maneira orgânica e inocente, mas justamente por ela ter essa maneira tão líquida de adentrar os espaços e informar aquilo que precisa, alcança lugares inimagináveis. E é por isso que utilizo da poesia como esse instrumento de comunicação estratégica, mas também de afeto, de comunicação positiva e que possibilita diálogos", conta Luciene.

:: "As utopias das nossas mais velhas se materializaram em nós", diz idealizadora do Latinidades ::

Afro Talks

O projeto Afro Talks segundo Carolina Martins, uma das idealizadoras e sócia da Cassangue Produções, é uma extensão do Festival Afro Urbano - Existindo e Resistindo – uma celebração às vidas negras”, que neste ano está marcado para acontecer nos dias 27 e 28 de novembro.

"Tivemos um retorno muito positivo do Festival no ano passado e confirmamos que a população negra do DF - que é maioria, de acordo com dados da Codeplan - necessita de arte representativa. Nossa ideia é, portanto, celebrar as vidas negras por meio da arte e da cultura não somente no mês de novembro. Por isso, este ano, decidimos programar atividades para o ano todo", revela Carolina.

Ela completa que além de celebrar e contemplar arte, é necessário também debater com a sociedade temas sensíveis e essenciais, principalmente com aqueles que se propõe antirracistas.

:: Saúde mental da população negra: profissionais de psicologia explicam efeitos do racismo ::

O Afro Talks teve início em junho com uma conversa sobre Intolerância Religiosa com o professor e babalorixá Sidnei Nogueira. Com os ingressos gratuitos esgotados, o professor, que é autor do livro "Intolerância Religiosa", dialogou com um público composto majoritariamente de pessoas negras e pertencentes às religiões afro-brasileiras, porém segundo a produção "haviam pessoas evangélicas que foram ouvir e aprender com o professor, e ainda, pessoas brancas interessadas em se posicionar de forma antirracista".

"Nos meses de setembro e outubro, o festival segue com saraus literários e oficinas nas regiões administrativas. Em novembro, vamos inaugurar uma nova exposição com artistas visuais negros do DF. Encerraremos o mês com uma grande celebração, incluindo apresentações musicais", conclui Carolina.

Serviço

Afro Talks - poeta Luciene Nascimento

“Poesia no combate à intolerância”

04 de agosto (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Museu Nacional da República

Ingresso no sympla - lotação 80 lugares.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino