Distrito Federal

Monkeypox

Lacen passa a fazer diagnóstico da varíola dos macacos

Capital já tem 38 casos confirmados e outros 97 sob investigação

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
varíola rio
Imagem do patógeno capturada por microscópio - AFP PHOTO / RKI / Andrea Maennel / Andrea Schnartendorff

O Laboratório Central do Distrito Federal (Lacen) iniciou nesta segunda-feira (1) os diagnósticos das amostras de varíola dos macacos (monkeypox). Até a semana passada as análises eram feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que fazia as análises.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), o laboratório será o primeiro do país, além do Adolfo Lutz de São Paulo, a iniciar essa testagem.

O Lacen vai poder fazer até 96 exames por semana, adiantando resultados conclusivos em até sete dias.

:: Varíola dos Macacos: medidas de prevenção valem para toda a população, sem preconceito

A SES também criou um comitê para atuar no combate à doença. O Comitê Operacional de Emergência (COE) vai reunir um grupo específico de servidores que vão trabalhar em ações de combate à doença – dentre elas, o plano de contingência.

Em boletim epidemiológico divulgado nesta segunda, a SES informou que Brasília já contabiliza 38 casos confirmados da varíola dos macacos e outros 97 sob investigação. Doze casos suspeitos foram descartados, por meio de exame laboratorial.

Entre os infectados são 37 homens e 1 mulher. Destes casos, 34 pessoas tem idade entre 20 a 39 anos, três pessoas têm idades entre 40 a 49 anos e uma pessoa tem idade entre 50 a 59.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino