Paraná

Saúde

Curitiba inicia vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra covid-19

Imunização será em duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações

Curitiba (PR) |
Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Curitiba - Foto: Luiz Costa/SMCS

A partir desta semana, crianças que completam 4 anos até dezembro deste ano podem tomar a vacina contra a covid-19 em Curitiba. O município estima que há 44,5 mil crianças nessa faixa etária. Elas receberão doses da Coronavac, recomendada pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde para esse público. A imunização será em duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações.

Curitiba incluiu a população de 3 e 4 anos na imunização seguindo orientação do Ministério da Saúde e seu Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da Vacinação contra a covid-19.

"Estamos preparando essa nova etapa de forma organizada e com o compromisso de manter asseguradas as doses a todos que procurarem pelo imunizante, como tem sido feito desde o início da vacinação”, explicou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

A vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as unidades, com exceção da Ouvidor Pardinho.

Cuidado com a saúde das crianças

Luigi Martino Havrelhuk Percegona, de 4 anos, foi o primeiro a chegar na Unidade de Saúde Vila Guaíra, nesta segunda-feira (25). Acompanhado da mãe, a economista Josiane Havrelhuk Percegona, e do irmão Alexandre (2 anos), que foi tomar a vacina da gripe, Luigi mostrou que não tem medo de agulhas.

“A vacinação dos dois sempre está em dia, desde que nasceram. É primordial cuidar da saúde deles e o Luigi tem tosse alérgica, então fico muito atenta sempre. Ele acostumou a usar a máscara e até hoje vai para a aula com ela”, explicou Josiane.

Débora de Souza chegou em seguida para vacinar o filho Luan Miguel contra o coronavírus. “Eles nunca pegaram covid, mas o cuidado com a saúde deles é necessário”, pontuou. O filho mais velho, Filipe, de 8 anos, também acompanhou a mãe e o irmão na unidade de saúde, mas já tomou duas doses anteriormente.

Edição: Lia Bianchini